Como extrair o máximo de resultados com atividade física?

Procurar práticas coletivas, além de aliar intensidade, volume e frequência são alguns dos caminhos

atividade fisica

Heitor e Luana Volpert, da Volpert Gym. Crédito: divulgação

Não é de hoje que a saúde e qualidade de vida se tornaram foco para boa parte dos brasileiros. Após a pandemia, esses cuidados se intensificaram, ao passo que as pessoas perceberam a importância de manter a saúde em dia para enfrentar as mais diversas doenças.

Para aqueles que desejam encontrar a atividade física ideal, as opções hoje são muitas. Mas a dúvida fica em como conquistar resultados mais efetivos, porque, nem sempre, os praticantes alcançam os objetivos esperados com a prática escolhida.

Acompanhe, a seguir, as dicas do educador físico e sócio da Volpert Gym, Heitor Volpert.

 

1.    Procure atividades físicas coletivas

Práticas esportivas envolvendo grupos maiores costumam ter mais resultados pelo lado humano e da convivência. Com mais pessoas envolvidas, além da atividade em si, é possível se relacionar e fazer novos amigos, o que pode ser um grande incentivo.

2.    Desenvolva treinos diversificados

É importante que os exercícios envolvam tanto os ‘treinos cardio’, que melhoram a aptidão respiratória e cardiológica, além do peso e de força, já que o fortalecimento muscular ajuda a evitar lesões e o corpo fica mais preparado para sustentar ossos e articulações.

3.    Crie pequenos desafios

Aos poucos vá superando e evoluindo de forma progressiva.

4.    Alie intensidade, volume e frequência

A intensidade está relacionada  esforço físico necessário para fazer uma atividade física, assim, quanto maior a intensidade, maiores são os batimentos cardíacos e os gastos de energia. O volume alia o tempo de treino, repetições, velocidade e período de descanso.

Por fim, a frequência é periodicidade que o aluno desenvolve suas atividades e, para bons resultados, a indicação é de, pelo menos, 50 minutos, três vezes na semana. Esse conjunto também propicia um maior gasto calórico, algo tão procurado entre os praticantes.

5.    Tenha profissionais qualificados por perto

Ter educadores físicos, fisioterapeutas ou outros profissionais da saúde para auxiliar na atividade física escolhida é fundamental para garantir que os resultados sejam alcançados e sem o risco de lesões.

Metodologia Volpert de atividade física

atividade física

Cages adotados na metodologia Volpert Gym para atividade física. Crédito: divulgação

A Volpert Gym, localizada em duas unidades em Santo André (ABC Paulista), criou uma nova metodologia de treino que alia todos os tópicos citados nessa reportagem, ajudando na melhora de resultados dos alunos.

O espaço, que está há 11 anos no mercado e alterou a dinâmica de aulas no último mês, tem o objetivo de trazer treinos mais dinâmicos e prazerosos, aliando grupos maiores e correções individualizadas.

“Os alunos são separados em duplas, por cages, e intercalam treinos cardio e de força dentro e fora desses espaços, com intensidade e volume estipulados pelo educador físico e tempo cronometrado. Terminadas todas as séries, que são desenvolvidas por tempo, os alunos passam por um desafio final, para superarem seus limites, e a aula é finalizada pelo alongamento”, descreve Volpert. Os cages são uma espécie de boxes vasados e munidos os mais diversos aparelhos.

Até o momento, os resultados foram superados pelos alunos que já treinavam no espaço com a metodologia convencional, já que a intensidade e volume foram aumentados. “Outro ganho é a convivência entre os praticantes, já que as aulas são estimuladas por música e um grupo maior e diverso, unido por um objetivo comum”, finaliza o educador físico.

Fotos: iStock/divulgação

Fonte: Guia da Farmácia

Evitar o sedentarismo é ponto fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer

Deixe um comentário