ESPM Farma Academy: Como trabalhar o gerenciamento de categorias na sua farmácia

Entenda mais sobre o gerenciamento de categorias para organizar melhor a sua farmácia

Nos últimos 12 meses, o e-commerce de farmácia apresentou um crescimento de 42% em valor – elevando sua participação para 12,3%, enquanto o canal físico cresceu 14,6%, segundo uma pesquisa do IQVIA.

“O omnichannel é oferecer uma solução universal para o consumidor, não somente criar um e-commerce ou uma rede social. Por exemplo, uma pesquisa do IQVIA mostrou que cerca de 46% dos compradores no canal declaram que mesclam entre a loja física e o e-commerce. Hoje o consumidor mescla sua experiência de compras entre os canais e precisamos saber trabalhar isso”, explica o executivo de contas da CloudSkout, Renan Oliveira.

Já o founder da InContext Consulting, Julio Augusto Mello Gomes, complementa explicando que o gerenciamento de categorias (GC) tem tudo a ver com isso. “O GC é satisfazer o cliente, identificando e vendendo mais oportunidades, e desenvolvendo e encontrando mais oportunidades que atendam as necessidades do shopper e/ou do consumidor”, explica o especialista.

Porém, para isso é preciso analisar os dados de compra, para entender exatamente o que faz e o que não faz sentido na sua loja. “As práticas de GC precisam responder a duas questões fundamentais: qual o espaço certo para alocar entre os segmentos de categoria e quais são os SKUs certos para listar? Assim, identificamos quais SKUs da faixa devem ser racionalizados, quantificando suas incrementabilidades individuais”, orienta Gomes.

O tema foi abordado no terceiro wokshop do ESPM Farma Academy, em parceria com o Guia da Farmácia, que aconteceu ontem (19).

O Farma Academy abordará temas da situação atual e tendências do varejo farmacêutico, pesquisa e design de jornadas, com laboratório prático, com apresentação e discussão em grupo de tudo que foi aprendido.
Fique atento ao portal do Guia da Farmácia, para se cadastrar nos próximos workshops do Farma Academy.

ESPM Farma Academy: como fidelizar seu cliente com o uso de dados?

Foto e fonte: Guia da Farmácia

Deixe um comentário