Como tratar a micose?

Os tratamentos para micose variam de acordo com o paciente, localização e extensão das lesões

Mais comuns no verão, os fungos causadores das micoses não escolhem sexo e faixa etária para atacar, mas é possível tratar.

De acordo com o dermatologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Leonardo Abrúcio, e a dermatologista do Hospital Santa Paula, Dra. Maria Luisa Barros, existem os seguintes tratamentos:

Medidas medicamentosas para tratar a micose

Os tratamentos para micose variam de acordo com o paciente, localização e extensão das lesões.

Se o paciente tem uma micose leve, localizada entre os dedos dos pés, uma opção é o uso de antifúngico tópico em forma de creme.

Já nas unhas, se a micose for pequena, com baixo grau de comprometimento, o tratamento pode ser feito com um antifúngico em forma de solução ou esmalte.

Agora, quando a micose é mais extensa, podem ser empregados antifúngicos sistêmicos, assim, sempre tomando cuidado para evitar interações medicamentosas.

Aliás, em determinados casos, o recomendado é a integração do tratamento tópico e sistêmico.

Medidas não medicamentosas para tratar a micose

Algumas medidas não medicamentosas também podem ajudar.

Quando a micose acontece na unha, por exemplo, o ideal para o tratamento ser eficaz é evitar o uso de esmaltes, optando pelo produto na forma de esmalte antifúngico ou solução antifúngica, assim, a solução atua melhor.

Além disso, evitar a remoção das cutículas – procedimento comum na cutelaria –, pois a região pode ser a porta de entrada para fungos.

Parte do tratamento inclui, ainda, manter o corpo e dobras sempre secos, usar sapatos abertos, ou trocar com frequência meias e calçados, sempre optando por meias de algodão.

Micose: Além da pele 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Deixe um comentário