Confira os destaques do segundo dia da NRF 2023

O CEO e Founder do Instituto Brasileiro de Vendas & Varejo (IBVV), Marcelo Salum, conta detalhes do evento

Em seu segundo dia, dentre as mais de oito horas de palestras, discussões, encontros e visita a Feira propriamente dita, a  NRF Retail’s Big Show 2023, apresentou algumas celebridades que traduzem o que está acontecendo em seus negócios e um olhar futurista do que está por vir num dos setores que mais emprega e gera oportunidades mundialmente.

Vale ressaltar que todos os grandes players do varejo nacional, que compõe os diversos segmentos, estão em Nova York, exatamente para explorar e aprimorar as práticas e estratégias adotadas pelos gigantes do varejo; haja visto que o varejo americano representa 45,7% das vendas mundiais segundo dados apresentados pela McKinsey.

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Para se ter uma ideia do volume de negócios que orbita nestes encontros, podemos destacar por exemplo a presença do CEO da Lowe´s com mais de 2.000 lojas, uma loja de materiais de construção e soluções para o lar; ou ainda a preferida dos brasileiros que viajam aos Estados Unidos, a Target com mais de 4.000 supermercados espalhados; dentre outras como a brasileira Alpargatas que foi uma das empresas que contribuiu com uma palestra sensacional.

Dentro deste ambiente de negócios, podemos destacar abaixo alguns dos principais temas apresentados:

Cultura e propósito

A cultura empresarial, geralmente é algo crítico para qualquer empresa, sobretudo atualmente onde estamos diante de uma escassez de mão de obra. No entanto a construção desta, é o que vai alimentar vínculo e engajamento dos colaboradores da empresa.

Romper com paradigmas de que os funcionários estão ali, só por estar ou simplesmente, pelo salário, faz parte do desafio em se construir uma cultura empresarial forte e propositiva. É oportuno lembrar que cultura empresarial não é algo tangível, mas sim perceptível; seja pelo entusiasmo dos colaboradores das empresas expostos pelo bom atendimento, por exemplo; ou pela atitude de resolver problemas e gerar soluções dentro da organização da qual faz parte.

Segundo Brian Cornell – CEO da Target, o carinho a preocupação, o bom trato, são responsáveis por gerar esta cultura em sua empresa, consequentemente, isto se traduz para seu consumidor que efetivamente é acolhido em suas lojas.

Outra valiosa contribuição, veio exatamente, do homenageado visionário do ano de 2022, Marvin Ellison – CEO da Lowe´s, que ressaltou: “a diversidade é uma vantagem competitiva que constrói uma cultura extraordinária em qualquer empresa.”

Drones aéreos e terrestres

Aquilo que em 2018, foi apresentado na própria NRF, com uma novidade, ou um experimento, hoje é uma realidade sem volta.

Os drones aéreos ou terrestres são cada vez mais incorporados como soluções logísticas, na última ponta, ou seja, entrega direta ao cliente.

Segundo o Vice-presidente de negócios da Rede Walmart, os drones hoje representam cerca de 36% de suas entregas em algumas regiões dos Estados Unidos, isto porque, são ágeis, seguros e não ocupam espaço.

Dados de estatísticos de mercado mostram um crescimento anual do setor, de mais de 50% ao ano, justificados pela praticidade, segurança e não emissão de gases tóxicos ao meio ambiente.

Em um primeiro olhar, parece algo distante da nossa realidade, no entanto, imagine o custo operacional de um caminhão para entrega nas ruas de Manaus, São Paulo e outras capitais; agregue a isto os enormes congestionamentos e dificuldade de estacionar, sem dizer a possibilidade de acidente e outros.

A JD Com. uma empresa que conheci em 2018, tinha apenas um protótipo a época, hoje possui uma frota de mais de 11.000 unidades aéreas e terrestres, atuando na entrega de produtos, otimizando tempo, mão de obra, combustível e outros. Sem dizer, uma das mais novas profissões que surgiram – Piloto de Drone.

Tecnologia que muda negócios

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Uma das mais frequentes necessidades de empresas e empresários, está na tomada de decisão, seja para dimensionar e estabelecer um mix de produtos, adequar seu estoque ou reconhecer o que realmente seu cliente – consumidor, está buscando.

Inúmeras soluções são apresentadas, nos stands da Feira, exatamente buscando atender a necessidade do varejista para o reconhecimento dos hábitos de consumo do consumidor, controle de perdas, estímulo de compras e a captura de dados.

A automação do ponto de venda, torne se um fator essencial para interlocução com o cliente e a construção de uma Jornada de Compras perfeita, com foco na agilidade e personalização.

O mais importante é usar a tecnologia para acelerar o processo de conveniência do cliente, seja no ambiente on ou off.

 

Fonte: Artigo do CEO e Founder do IBVV– Instituto Brasileiro de Vendas & Varejo, Marcelo Salum, no portal Amazonas Atual.

Fotos: Marcelo Salum

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