fbpx

Confira os destaques do Summit Inovação em Saúde 2019

O Summit Inovação em Saúde 2019 contou com especialistas em tecnologia e saúde que abordaram como a transformação digital potencializa os avanços do setor

Conceitos como a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (AI), Blockchain, nanotecnologia, entre outros, estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Porém, ainda existem muitas dúvidas em como essas tecnologias podem nos auxiliar no dia a dia e no varejo farmacêutico.

Para debater como a tecnologia auxilia no desempenho dos canais de saúde e as principais novidades do setor, especialistas em tecnologia e saúde se reuniram na segunda edição do Summit Inovação em Saúde, realizado pela Contento Comunicação em parceria com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma). O evento aconteceu ontem (08/10), no Cubo Itaú, em São Paulo (SP) e contou com a presença de mais de 200 pessoas.

Veja Mais

A revolução digital, o empreendedorismo, a forte expansão do capital de risco em saúde, a medicina de precisão e o maior acesso são impulsionadores das inovações na saúde “Um exemplo é a Inteligência artificial que já está atuando no treinamento de profissionais, na detecção precoce de doenças, no diagnóstico, no tratamento e também no fim da vida”, afirma o médico, doutor em patologia clínica, Dr. Carlos Ballarati.

De acordo com Ballarati, essas tecnologias também nos auxiliarão a concentrar nossa atenção na prevenção e na saúde e não mais na doença, como costumávamos fazer. O point-of-care é um exemplo que já é uma realidade.

Com ele, trazemos mais acesso à saúde para a população. Afinal, muitas vezes as pessoas não têm condições financeiras ou tempo para ir ao médico, pegar uma guia e seguir para o laboratório realizar o exame. A farmácia facilita esse acesso e auxilia no diagnóstico e rastreamento das doenças.

Tecnologia na prevenção de doenças

Entretanto, os especialistas afirmam que a tecnologia não deve ser apenas focada no rastreamento e no rápido diagnóstico, mas na prevenção. “Antes utilizávamos a tecnologia no paciente, vendo-o como o alvo dos cuidados após o aparecimento da doença. Hoje a tecnologia vem nos ajudar nos cuidados preventivos e na digitalização da saúde, auxiliando a evitar doenças”, afirma a doutorada em farmacêutica e colaboradora do laboratório de diagnóstico Dasa, Claire Bottero.

Já no monitoramento da saúde, a tendência são os wearables – dispositivos que monitoram os batimentos cardíacos, quantidade de passos, entre outras funções. “Os wearables trazem o hospital para a casa e o hospital para o telefone”, afirma o diretor de inovação e transformação digital do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Terra.

“Devemos correr contra o tempo, porque as inovações exigem níveis cada vez mais altos. Contudo, existe cada vez menos tempo para as soluções chegarem ao mercado”. Assim afirma o mestre em biologia celular e molecular, Rodrigo Rodrigues que bordou os desafios e as oportunidades do setor. Dessa forma, a tecnologia deve ajudar o setor a trazer valor a sociedade através da inovação.

Summit 2019: tecnologia na saúde

Entretanto, falar sobre esse tema ainda é complexo porque envolve uma série de fatores e áreas. Dessa forma, um dos grandes desafios é inovar em um ambiente onde as pessoas estão acostumadas e esperam serviços tradicionais. Alguns exemplos são os hospitais e as farmácias.

Além disso, no canal farma a tecnologia também vem para auxiliar na diminuição do número de rupturas do momento da prescrição até a chegada na farmácia – que hoje representa 11% nas redes e 45% nas farmácias independentes, afirma o vice-presidente da LATAM Close-UP International, Paulo Paiva.

O evento também contou com a presença do consultor especializado em marketing de varejo, fundador, coordenador e professor do Núcleo de Varejo Retail Lab, da ESPM, Ricardo Pastore que abordou a loja 4.0 e o farmacêutico diretor da unidade de negócios do IQVIA, Elton Mendonça que explorou como a informação digital impacta os modelos de negócios.

Confira o conteúdo completo do Summit Inovação em Saúde 2019 no Guia da Farmácia edição de Novembro.

Summit 2019 Summit Saúde Summit Inovação em Saúde 2019

 

Foto: Alexandre Machado
Fonte: Guia da Farmácia

Deixe um comentário