CRF-SP lança manual sobre atuação do farmacêutico em instituições de longa permanência para idosos

O manual e on-line é pode ser acessado no portal do CRF-SP

CRF-manual-imagemO CRF-SP lançou no XXII Encontro Paulista de Farmacêuticos, que ocorreu no dia 21 de janeiro em homenagem ao Dia Nacional do Farmacêutico, o Manual de orientação ao farmacêutico – A atuação do farmacêutico em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

O material é uma iniciativa do Grupo Técnico de Trabalho de Cuidado Farmacêutico ao Idoso do Conselho e foi lançado pelo presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, e pelo coordenador do GTT, Dr. Gustavo Alves.

O objetivo é disponibilizar informações sobre as atividades pertinentes à assistência farmacêutica em ILPI, de modo a propiciar o maior controle dos medicamentos em uso na unidade, o bom relacionamento com a equipe multiprofissional e o alcance dos resultados esperados para a farmacoterapia, com manutenção do estado de saúde, redução de custos e uso racional de medicamentos, tendo em vista as complexidades apresentadas pelo cuidado ao idoso, como o uso frequente de comorbidades, fragilidade e uso de polifarmácia, etc.

Temas

Entre os temas abordados no material estão: a assistência farmacêutica em ILPIS, a elaboração do plano de cuidado farmacêutico, as intervenções farmacêuticas, como deve ocorrer o registro das informações em prontuário, a conciliação medicamentosa e a alta e orientação aos familiares e cuidadores.

Além disso, o manual traz, também, uma parte voltada à farmacovigilância, destacando a necessidade do monitoramento, notificação dos eventos às entidades competentes e intervenções clínicas frente às reações adversas aos medicamentos.

Todas, então, com o objetivo de melhorar o cuidado ao paciente, oferecendo maior segurança no uso de medicamentos, bem como a efetividade no tratamento proposto.

O Manual de orientação ao farmacêutico – A atuação do farmacêutico em Instituições de Longa Permanência para Idosos é um material totalmente on-line e pode ser acessado clicando aqui ou na área “Publicações – Manuais” no portal do CRF-SP.

Fonte: CRF-SP

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário