CRF-SP luta para incluir farmacêuticos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, disse que, como profissionais de saúde, os farmacêuticos precisam entrar no grupo prioritário da vacinação pois sofrem grande exposição ao vírus

No último dia, 13, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Dr. Marcos Machado, o vice-presidente Dr. Marcelo Polacow e a gerente-geral, Dra. Reggiani Schinatto foram recebidos no Palácio dos Bandeirantes pelo Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Rizeque Malufe e pelo Chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Takahashi, para discutir como o CRF-SP, se os farmacêuticos e as farmácias podem contribuir com a vacinação contra a Covid-19, além de solicitar a inclusão dos farmacêuticos no primeiro grupo a ser vacinado no Estado, assim como ocorreu, com sucesso, outras vezes em relação à vacina contra o vírus influenza.

Durante a reunião, Dr. Marcos enfatizou a atuação dos farmacêuticos na linha de frente da pandemia. Praticamente os únicos dois locais que não fecharam em nenhum momento foram os hospitais e as farmácias, que se mantiveram ativas no período mais crítico como fonte de orientação sobre a doença. Não houve quem não passasse por uma farmácia em 2020”.

Todavia, o presidente do CRF-SP reiterou que os farmacêuticos, como profissionais de saúde sofrem grande exposição ao vírus e, por isso, é importantíssimo que sejam imunizados, para que possam continuar contribuindo com no enfrentamento da pandemia. 

Durante a reunião, o secretário e o chefe de gabinete também foram informados sobre a lei 13.021/14 e a RDC 197/17 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permitem a aplicação de vacinas em farmácias.

Farmacêuticos no grupo prioritário de vacinação

Ao conhecer a imensa capilaridade das farmácias nas diversas regiões e também na possibilidade dos farmacêuticos contribuírem com esse momento tão importante na saúde, o secretário da casa civil, Antonio Carlos Rizeque Malufe, se prontificou, dessa maneira, a debater com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

E assim, apresentar os dados disponibilizados pelo CRF-SP, bem como agendar uma nova reunião para definir, então, ações a serem realizadas em conjunto com o CRF-SP.

Durante a reunião, o secretário destacou ainda: “É inimaginável que os farmacêuticos apliquem a vacina e não estejam no grupo prioritário. É fundamental que estejam imunizados”. 

Expectativa

Para Dr. Marcos Machado, a reunião foi importantíssima.

“Precisamos saber como nós, farmacêuticos, podemos ficar à disposição para ajudar em um momento tão importante, não da profissão, mas da população brasileira. Os farmacêuticos querem participar e precisamos saber como nos inserir no Plano Estadual de Imunização da Covid-19”.

Dr. Marcelo Polacow completou:  “A expectativa é muito boa também na sinalização da vacinação dos farmacêuticos junto ao primeiro grupo”.

 

Farmácias pedem para auxiliar na vacinação 

Fonte e foto: CRF-SP

 

Deixe um comentário