Curiosidades

Tradição olímpica Os jogos olímpicos tiveram início há 2.500 anos e têm origem na Grécia Antiga. Naquele tempo, foram disputadas quase 300 edições, que deixaram de ocorrer tempos depois da invasão dos romanos à Grécia. A competição voltou ao calendário mundial apenas no final do século 19. Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, historiador e pedagogo francês, foi o responsável por trazer de volta a disputa dos Jogos Olímpicos. A primeira Olimpíada da Era Moderna foi disputada entre 6 e 15 de abril de 1896, com delegações de 14 países, que somavam 241 atletas. Eles competiram em 43 eventos, de nove modalidades. Atualmente, há mais países filiados ao Comitê Olímpico Internacional (COI) do que à Organização das Nações Unidas (ONU) – são 206 membros no COI contra 193 na ONU. Isso ocorre porque alguns países são reconhecidos apenas como “Estado observador” na ONU, caso da Palestina, e outros são territórios ou possessões, como a Groenlândia, pertencente à Dinamarca, e não entra na conta do organismo internacional. Já o COI não leva em conta essas diferenças. Os Jogos Olímpicos do Rio são os primeiros a ser disputados na América do Sul. Para sediar a 31ª Edição das Olimpíadas, o Rio de Janeiro venceu a cidade de Madri, na Espanha, por 66 votos a 32. Nos Jogos deste ano, foram oferecidos ao público 7,5 milhões de ingressos.

 

Anéis

Screen Shot 2016 08 11 at 11.51.18 AMConcebido em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos, os cinco anéis entrelaçados representam a união dos cinco continentes. A cores dos arcos – azul, amarelo, preto, verde e vermelho – simbolizavam as cores encontradas nas bandeiras das nações daquela época e, por tradição, se mantiveram até hoje. Já a ideia de que cada uma delas está associada a um continente em particular é falsa.

 

Screen Shot 2016 08 11 at 11.58.29 AMMascote Rio 2016

Em alusão ao poeta Vinicius de Moraes e ao músico Tom Jobim, eles são, respectivamente, as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos das Olimpíadas Rio 2016. Vinicius, com cara de onça e rabo de macaco, é na verdade uma mistura de todos os bichos brasileiros e “pode” fazer tudo o que eles fazem: correr mais rápido, pular mais alto e ser o mais forte. Mora em uma árvore, na Floresta da Tijuca. Já Tom é uma mistura de todas as plantas das florestas brasileiras.

 

Festa de Abertura

Screen Shot 2016 08 11 at 12.01.29 PMA abertura dos Jogos Olímpicos é sempre liderada pelos atletas da Grécia, em seguida, os demais países desfilam em ordem alfabética, exceto pela última nação, que é sempre a do país sede. Mas a festa vai muito além do desfile das delegações. A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas é um evento majestoso, que atrai milhões de espectadores ao redor do mundo.  De acordo com a empresa que ganhou a concorrência internacional do COI para realizar a festa carioca, no Rio, ela será uma cerimônia para todos os sentidos. A visão do público, tanto de quem estiver presente no Maracanã quanto dos que assistirão ao show de casa, será bastante explorada. Mesmo as pessoas com deficiência visual poderão acompanhar a cerimônia, garantem os organizadores, pois os recursos sonoros serão bem aproveitados.

 

10.500 Atletas

19 dias de competição

(entre 5 e 21 de agosto deste ano)
Estarão em disputa 42 esportes, com 306 provas, que valerão medalhas –  1 36 femininas, 161 masculinas e nove mistas.

Screen Shot 2016 08 11 at 12.09.43 PMRevezamento da Tocha Olímpica

A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. Ela sugere a ligação entre os Jogos da Antiga Grécia e os da Era Moderna. É passada de um condutor para o outro durante o revezamento, até o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura.  Como reza a tradição, o revezamento da Chama Olímpica tem início na região da antiga Olímpia, na Grécia, onde há a cerimônia de acendimento. Neste ano, o evento aconteceu em 21 de abril último. De lá, a tocha seguiu para Brasília (DF), a fim depercorrer, ao longo de 95 dias, 329 cidades brasileiras de todos os estados, até chegar ao Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto próximo, para a abertura oficial das Olimpíadas Rio 2016. A Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016 é feita de alumínio reciclado com cores que remetem às belezas naturais brasileiras, e o grafismo alude ao mundialmente famoso calçadão de Copacabana.

Curtas

• Apenas quatro cidades sediaram as Olimpíadas mais de uma vez: Londres – única com três Jogos no currículo (1908, 1948 e 2012); Atenas – 1896 e 2004; Paris –1900 e 1924; Los Angeles – 1932 e 1984.

• Europa é o continente que mais sediou Olimpíadas, com 16 edições, mais do que o número de todos os outros continentes somados.

• As medalhas olímpicas de ouro não são feitas totalmente do metal. Os medalhistas de ouro dos dias atuais recebem um material confeccionado de prata e revestido de ouro. Elas só foram feitas de puro ouro até 1912.

• O lema olímpico, escrito em latim – Citius, Altius, Fortius – significa: mais rápido, mais alto, mais forte.

• Para um esporte ser considerado olímpico, ele precisa ser praticado por homens em, no mínimo, 50 países e três continentes e por mulheres ao menos em 35 países e três continentes. Hipismo é o único esporte nas Olimpíadas em que homens e mulheres competem uns contra os outros em iguais condições.

Cerca de um século depois, dois esportes voltam a ser olímpicos nas Olimpíadas Rio 2016: o Rugby, que retorna após 92 anos longe dos Jogos, e o Golfe, que volta depois de 112 anos.

• O sueco Oscar Swahn foi o competidor mais velho a conquistar uma medalha olímpica. Aos 72 anos, ele foi medalhista de prata nas Olimpíadas da Antuérpia, em 1920, na disputa de Tiro Duplo ao Veado. Já o mais jovem a conquistar uma medalha olímpica foi Henry Cudley, da Grã-Bretanha. Em Estocolmo, em 1912, aos 10 anos, ele foi medalhista de prata no Remo.

• Correndo descalço, Abebe Bikila foi o primeiro africano a conquistar uma medalha de ouro, em 1960, vencendo a Maratona das Olimpíadas de Roma.

• Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro brasileiro bicampeão olímpico. Ele conquistou o ouro nas provas de Salto Triplo nas Olimpíadas de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956.

• Os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael são os brasileiros que mais medalhas olímpicas conquistaram, com cinco pódios cada um. Scheidt obteve duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, enquanto Grael, duas de ouro uma de prata e duas de bronze.

• O recorde de medalhas conquistado por um atleta em uma única edição dos Jogos é do nadador norte-americano Michael Phelps, que obteve oito medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008.

• Mulheres olímpicas: A primeira atleta feminina a conquistar uma medalha foi a tenista Charlotte Cooper em Paris 1900. A ginasta soviética Larissa Latynina é a maior ganhadora feminina de medalhas olímpicas, com um total de 18 conquistas, sendo nove de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. A nadadora Maria Lenk foi a primeira brasileira que participou de uma Olimpíada, aos 17 anos, em Los Angeles 1932.

Números das Olimpíadas Rio 2016:

– 130 mil pessoas trabalharão diretamente nos Jogos do Rio;
– Dos 45 mil voluntários esperados para os Jogos do Rio, mais da metade é do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e China;
– Mais de 25 mil profissionais de imprensa trabalharão nas Olimpíadas Rio 2016, sendo 20 mil deles apenas de televisão;
– Em torno de 85 mil soldados e policiais serão encarregados de fazer a segurança dos Jogos. O número é duas vezes maior do que nas Olimpíadas de Londres, em 2012;
– Estima-se que 60 mil refeições por dia serão preparadas para os atletas nos Jogos Rio 2016;
– A vila olímpica é composta por 31 prédios residenciais, divididos em sete condomínios em apartamentos de dois
a quatro quartos;
– O orçamento previsto para a realização dos Jogos do Rio beira os R$ 40 bilhões.

Fontes: www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/uma-disputa-milenar; www.brasil.gov.br/esporte/2012/04/saiba-mais-sobre-a-historia-dos-jogos-olimpicos; www.olympic.org; www.olympic.org/museum; https://secure.registration.olympic.org/en/home www.rio2016.com/mascotes/#!olympic-mascot; www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas; https://cerimonias.rio2016.com http://guiadosesportes.com.br/rio-2016-100-curiosidades-sobre-os-jogos-olimpicos www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/medalhistas

Deixe um comentário