Danone renova sua jornada sustentável no Brasil

Companhia apresenta novas iniciativas desenvolvidas localmente visando alcançar os compromissos globais de transição para a economia circular em sua cadeia de valor

Para acelerar a transição rumo a uma economia cada vez mais circular e com um sistema de embalagens de baixo carbono, a Danone Brasil reestrutura sua jornada de sustentabilidade e anuncia iniciativas no Brasil para alcançar metas globais, como ter 100% do portfólio reciclável até 2030. “Como parte da nossa estratégia global de geração de valor Renew Danone, lançamos nossa Jornada de Impacto em torno de três pilares com maior potencial de impacto nos próximos anos. Eles representam as transformações que queremos ver no mundo para: Promover Saúde, Regenerar a Natureza, e Desenvolver Pessoas & Comunidades. Definir essas prioridades traz ainda mais transparência às nossas metas e gera valor para a Danone e para consumidores”, explica Patricia Levy, Diretora de Pesquisa e Inovação da Danone Brasil. “Tudo isso está fundamentado em nossa essência “Tudo de Bom, Tudo de Bem” e em nosso compromisso como Empresa B”, completa.

Economia circular

No âmbito da economia circular, a Danone Brasil reformulou sua atuação no Brasil para acelerar sua contribuição local com os compromissos e metas globais que guiam sua Jornada de Impacto. “Estamos em uma jornada para que nossas embalagens sejam mais circulares. Hoje, 100% das nossas garrafas de iogurtes já são recuperadas e estamos entregando 80% do nosso portfólio reciclável no Brasil. Queremos oferecer embalagens com cada vez menos plástico, mantendo a qualidade de nossos alimentos e a nossa responsabilidade ambiental”, detalha Scheilla Montanari, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

Projetos

Um dos principais projetos está sendo desenvolvido em parceria com a Yattó, startup especializada em soluções de reciclagem de materiais complexos. Para avançar no compromisso de utilizar matérias-primas mais sustentáveis, a Danone está promovendo o desenvolvimento da cadeia do poliestireno (também conhecido como PS), um plástico comumente utilizado hoje em bandejas de iogurtes por todo o mercado. O projeto já foi responsável por recuperar 30 toneladas de PS só em 2023 e se mostrou escalável, impactando mais de 14 cidades em 4 Estados do Brasil.

Ao lado do movimento Pimp My Carroça, a Danone também apoia projetos exclusivos com catadores e catadoras de material reciclável para promover melhores condições de trabalho desse elo fundamental da cadeia. A parceria foi lançada no início de 2024, na promoção “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”, e está apoiando projetos que promovem melhores condições de trabalho, com investimentos voltados para infraestrutura, equipamentos e capacitação.

Além disso, a Danone também está investindo no programa Fermenta Impacto+ de inovação aberta voltado para implementação de soluções de startups de impacto positivo.

Novas garrafas

Focada nas metas de diminuir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040, com redução de 30% até 2030 e ter 100% das suas embalagens recicláveis nos próximos seis anos, a Danone Brasil está investindo em projetos para todas as suas garrafas de iogurtes. Buscando assim,  transformar o seu portfólio completo de marcas para tornar suas embalagens mais sustentáveis. E para celebrar esse movimento e as novas iniciativas, lança a edição limitada da garrafa de iogurte Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem.

O primeiro garrafão em PET transparente da Danone, possui a menor quantidade de plástico dessa categoria no mercado. Além de um iogurte produzido com leite de baixo carbono. O produto também traz na embalagem as iniciativas “Tudo de Bom, Tudo de Bem” e as ações de circularidade da companhia. “Essa é a nossa estratégia de negócio e a nossa jornada. Uma jornada que não é só nossa, por isso lançamos o posicionamento “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem” como um convite para que consumidores participem desse ciclo escolhendo alimentos saborosos e saudáveis. Feitos dentro de um modelo de gestão sustentável e que reverterá parte do valor de sua compra em apoio aos projetos do Pimp My Carroça”, explica Marcelo Bronze, Diretor de Marketing da Danone Brasil.

Fonte e foto: Danone

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