fbpx

Drogaria Araujo tem crescimento quase 14% maior ante as associadas da Abrafarma

Empresa apresenta números e demonstra que mesmo na crise, há oportunidades para se reinventar e evoluir

A Drogaria Araujo apresentou na edição 2020 do Abrafarma Future Trends, a Drogaria Araujo apresentou seus resultados aos quase 9 mil participantes.

O evento 100 % da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) falou de tendências e inovações do mercado farmacêutico.

A Drogaria Araujo viu seu canal Digital evoluir 109%, de janeiro a julho de 2020 (quando comparado ao mesmo período do ano anterior), em plena crise econômica imposta pelo novo coronavírus.

Durante o pico da pandemia, a Drogaria Araujo transformou o panorama desafiador em oportunidades, mantendo seus planos de expansão, com crescimento contínuo e superando o índice das associadas Abrafarma.

Nos últimos 12 meses, esse incremento foi de 46%, ante as empresas filiadas à entidade.

Na 7ª edição do evento, a Drogaria Araujo trabalhou o mote “Prontos para o Futuro”.

“Superamos, assim, metas próprias de crescimento de janeiro a julho, mesmo com funcionamento reduzido de algumas lojas instaladas em shoppings centers. Compensamos com investimentos robustos em outros canais e nos reinventamos, registrando um crescimento maior que o projetado”, destaca Bruno Araujo, diretor comercial da Drogaria Araujo.

Aceleração digital

No momento em que o consumidor mais necessitou de agilidade e segurança para suas compras, a Drogaria Araujo investiu em inovação para lançar seu novo App.

“A empresa vem investindo, há alguns anos, em novas tecnologias. Montamos um time de experts nesse quesito e quando chegou a pandemia, assim, estávamos prontos para atender o ‘boom’ que se tornou o consumo digital”, explica o diretor de Estratégia Digital e Cliente, da Araujo, André Giffoni.

 De acordo com ele, em um ano tão desafiador como 2020, se fez necessário inovar.

“Precisávamos evoluir, mudar, se diferenciar”.

Com os investimentos no canal Digital crescemos mais de 50% nossa avaliação positiva tanto na Apple, quanto na Google Store. O Digital é uma realidade e conquistamos milhares de novos clientes neste canal. A meta é dobrar o faturamento do Digital em relação a 2019”, confirma o diretor.

Nova forma de consumo

Entendendo que o momento apontava para novos hábitos de consumo, a Drogaria Araujo não mediu esforços para ratificar sua presença como referência no varejo farmacêutico e proporcionar aos seus clientes um mix de serviços que atendesse a esse anseio.

Desse modo trabalho com estratégias diferenciadas e ampliação dos itens de conveniência.

A empresa consolidou o serviço Clique e Retire, que permite a compra pelos canais digitais com retirada dos produtos e medicamentos nas lojas; ampliou o serviço Drive Thru e reduziu o tempo de entrega aos clientes, sem abrir mão da capacitação para que o atendimento se tornasse ainda mais eficiente.

“Vislumbramos novas oportunidades com investimentos em tecnologia de ponta e no padrão de atendimento para tornar o serviço Drive Thru ainda mais eficiente. O resultado desse empenho foi o faturamento triplicado desse canal de atendimento em plena pandemia”, revela Bruno Araujo, diretor Comercial.

A empresa também investiu na adaptação das estações, em tempo recorde, para adequá-las à aplicação dos Testes Rápidos para Covid-19, confirmando a referência da empresa em eficiência, qualidade e segurança em todos os seus processos.

Expansão acelerada

A Drogaria Araujo está, todavia, na contramão da crise imposta pela pandemia do novo coronavírus e em pleno crescimento no mercado em que atua.

A maior rede de drogarias de Minas manteve, portanto, seus planos de expansão com a abertura de novas lojas e, mesmo em um cenário de economia estagnada, abriu outras frentes e oportunidades de crescimento.

“Enquanto tudo parou, seguimos nosso planejamento e inauguramos quase 20 lojas no período da pandemia. Com a expansão, dobramos as unidades vendidas no interior de Minas Gerais”, diz Bruno Araujo.

Drogaria Araújo e Abrafarma: investimentos prosseguem em 2021

Para a Drogaria Araujo, manter-se à frente de seu tempo é um compromisso que a empresa assumiu desde o início de sua trajetória, há 114 anos.

“Está em nosso DNA tirar o S da crise e criar. Estamos passando por nossa segunda pandemia. Meu avô, Modesto Araujo, fundador da empresa, enfrentou a gripe espanhola. Está em nosso DNA ser melhor a cada dia, não importando o tamanho do desafio, porque acreditamos que sempre haverá oportunidades. Manteremos sempre nosso foco no cliente, na disponibilidade de produtos essenciais e na excelência do atendimento. E tudo isso vem com solidez financeira e expansão acelerada. Seguiremos com nosso crescimento estruturado em 2021”, ressalta Modesto Araujo Neto, presidente da Drogaria Araujo.

O diretor Comercial Bruno Araujo, confirma que a expansão prosseguirá no ano que vem. “Os investimentos em inovação são contínuos e mais novidades virão. Estamos preparados para os desafios do futuro, com previsão de crescer 20% nosso faturamento total e dobrar o faturamento do canal Digital. Além disso, estimamos abrir 40 novas lojas em 2021.”

Foto: Divulgação / Drogaria Araujo

Fonte: Drogaria Araujo

Deixe um comentário