fbpx

Entenda o que são os antidepressivos tricíclicos

Os antidepressivos tricíclicos normalizam funções do sistema nervoso central e atum aumentando a disponibilidade cerebral de serotonina e noradrenalina

Existem várias classes de antidepressivos, pois nem todos funcionam bem para todas as pessoas. É comum que sejam feitas várias trocas dos medicamentos para conseguir encontrar o antidepressivo que se adapte melhor ao paciente. Uma dessas classes é a dos antidepressivos tricíclicos. Eles atuam aumentando a disponibilidade cerebral de serotonina, noradrenalina e, em menor escala, de dopamina, que são neurotransmissores fundamentais para o bom funcionamento do cérebro. Além de regular o humor, o sono, a libido e o apetite.

Assim como acontece com todos os medicamentos antidepressivos, são necessárias de duas a quatro semanas de tratamento contínuo para que sejam notados seus efeitos terapêuticos.

Veja Mais

Antidepressivos tricíclicos também podem causar reações adversas como boca seca, disfunção sexual, retenção urinária, queda de pressão, constipação intestinal, visão desfocada, taquicardia, tonturas, sudorese, sedação, ganho de peso, tremores, além de possíveis perigosas interações medicamentosas.

Foto: Shutterstock
Fonte: Jornal da USP

Leia também: 10 mitos e verdades sobre o uso de antidepressivos

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário