ESPM Farma Academy: Como o ESG pode fidelizar o cliente

Confira tudo o que aconteceu na edição da ESPM Farma Academy com o tema ESG

Na última quinta-feira (14), aconteceu mais uma edição do workshop ESPM Farma Academy, em parceria com o Guia da Farmácia e a Contento Comunicação, dessa vez com o tema “ESG para farmácias: maximizando o impacto na fidelização do cliente”.

Com o intuito de capacitar gestores de farmácias a compreender e integrar o ESG, para impulsionar o comportamento do shopper, melhorar os resultados e fidelizar o cliente, o workshop aconteceu de forma online e apresentou importantes insights.

As pessoas estão cada vez mais tomando decisões de consumo com base nas questões com as quais se preocupam como cidadãos. O encontro de temas sociopolíticos com o comportamento de compra gerou uma economia verde onde a sustentabilidade é vista como uma vantagem competitiva, podendo ser um catalisador de crescimento. Se pensarmos que ESG garante competitividade de médio e longo prazo, é fundamental que tenhamos os conselhos de administração capacitados com esta matéria e que eles sejam agentes para bancar as estratégias, mostrando ao mercado os dados mais precisos e benefícios do investimento”, defende a engenheira civil, especialista em neuromarketing, Tatiana Thomaz.

Segundo ela, independentemente de os consumidores saberem ou não como agir em favor do meio ambiente, as empresas, inclusive as farmácias, deveriam desempenhar um papel mais ativo neste tipo de problema. Isso pode ser feito disponibilizando o ponto de coleta para logística reversa de medicamentos, aderindo ao uso de sacolas de papel, entre outras formas.

Entretanto, o termo ESG não se baseia somente em atitudes para cuidar do meio ambiente.

“Na questão social, o ESG envolve respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, segurança no trabalho, salário justo, diversidade de gênero, raça, etnia, credo, entre outros; proteção de dados e privacidade, satisfação dos clientes, investimento social, relacionamento com a comunidade local, entre outros. Enquanto na governança, o termo engloba ações de conduta corporativa, composição do conselho e sua independência, práticas anticorrupção, existência de canais de denúncias sobre casos de discriminação, assédio e corrupção; auditorias internas e externas, respeito a direitos de consumidores, fornecedores e investidores; transparência de dados, remuneração dos executivos, entre outros”, explicou o professor de marketing farmacêutico e coordenador técnico da pós-graduação pela ESPM, professor de ética, sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade pela FGV, professor de métricas de marketing pelo Insper e professor de neuromarketing pela FIA, Gilberto Santos.

Porém, é importante prestar atenção em como adotar todas essas medidas. “Na hora de falar de ESG, é essencial conversar com uma pessoa que passa por aquela situação. Porque não, não é possível criar um ambiente acessível se você não conhece como é a realidade da pessoa”, alerta a consultora, mentora e palestrante em diversidade, inclusão e acessibilidade, Alessandra Trigo.

ESPM Farma Academy: Estratégias de crescimento de vendas para a sua farmácia

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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