Euromonitor International revela as principais tendências de consumo globais para 2024

Relatório anual revela insights emergentes sobre os valores e motivações de compra dos consumidores

A empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International acaba de lançar o relatório Principais Tendências de Consumo Global 2024.

O relatório anual revela tendências emergentes que fornecem informações sobre a evolução dos valores dos consumidores e explora como o seu comportamento está a redefinir as suas motivações e necessidades de compra. Examina como o impacto da Inteligência Artificial (IA), a importância das iniciativas de sustentabilidade e os factores sociais, económicos e políticos são cruciais para a compreensão das tendências globais de consumo este ano.

As principais tendências globais de consumo da Euromonitor em 2024 são:

Pergunte à IA: Novas ferramentas estão evoluindo para cocriadores para os consumidores, influenciando suas decisões e remodelando suas expectativas de envolvimento com a marca. Estas plataformas vão se tornar cada vez mais integradas na vida quotidiana dos consumidores. As empresas devem utilizar IA generativa para aprimorar a personalização e melhorar a experiência geral do cliente.

Distrações deliciosas: os consumidores buscam uma fuga do estresse e da ansiedade diários para fugir do mundano. Cerca de 29% dos consumidores se sentiriam confortáveis com as marcas monitorando suas emoções e personalizando experiências de acordo com seu humor.

Greenwashed Out: Enquanto os consumidores tentam viver de forma mais sustentável, questionam se as empresas e os governos estão a utilizar plenamente os recursos disponíveis para criar um impacto significativo. Eles querem que as organizações se apresentem e demonstrem provas dos seus compromissos ecológicos.
Progressivamente Polarizada: As questões políticas e sociais estão no cerne das identidades pessoais. Esses sistemas de crenças influenciam perspectivas, valores e atitudes. Os consumidores não se absterão de expressar as suas convicções. A responsabilidade social, a filiação política e as iniciativas de sustentabilidade motivarão os gastos.

Value Hackers: Com a crise contínua do custo de vida, os consumidores estão a ajustar a sua mentalidade financeira e 44% dos consumidores planeiam poupar mais dinheiro em 2023. Estão a empregar estratégias cada vez mais inteligentes para conseguir os melhores negócios.

Pragmáticos do Bem-Estar: Os consumidores procuram soluções rápidas e eficazes para melhorar o seu bem-estar físico e mental. A eficácia demonstrada desempenhará um papel significativo nas suas decisões de compra.

Alison Angus, Chefe de Inovação da Euromonitor International, afirmou: “As preferências dos consumidores estão intimamente ligadas à agenda de sustentabilidade, ao progresso tecnológico e ao impacto das questões sociopolíticas. As empresas devem lidar com assuntos delicados com cautela, mantendo-se fiéis aos valores fundamentais da sua marca.”

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Fonte: Euromonitor International

Foto: Shutterstock

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