Exclusivo: 8 vitaminas e minerais para manter a imunidade em alta no inverno

Especialista dá dicas sobre as principais vitaminas e minerais que ajudarão o paciente a manter a imunidade no inverno

Inverno é tempo de cuidar do sistema imunológico, que é impactado, principalmente, pelas doenças respiratórias, como gripe, resfriado, sinusite, bronquite, pneumonia e, ainda, uma possível piora da asma ou enfisema pulmonar. Mas, afinal, por que isso acontece?

“Durante o inverno, as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, o que facilita a disseminação de vírus e bactérias, aumentando a chance de se contrair uma infecção. Além disso, o ar frio pode afetar as vias respiratórias de várias maneiras, com ressecamento de mucosas, broncoconstrição e redução da função ciliar, por exemplo”, explica o chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Regis Rosa.

Segundo ele, o principal sinal de imunidade baixa é a ocorrência de infecções frequentes, acima do esperado para a faixa etária, ou graves, que demandam hospitalização. Algumas condições de saúde também estão associadas à redução de imunidade, como câncer, infecção pelo vírus HIV, histórico de transplante de órgãos e uso de medicamentos imunossupressores.

Confira as principais vitaminas para manter a imunidade alta segundo a nutricionista, pós-graduada em nutrição clínica funcional e terapeuta holística, Dra. Maria Célia Costa:

  • Vitamina A: possui ação antioxidante e anti-inflamatória.
  • Principais fontes: fígado; óleos; gema de ovos; leite e derivados; cenoura; mamão; manga; acerola; abóbora; melão; tomate; batata-doce; espinafre cozido; couve; brócolis; e outros vegetais verdes folhosos.
  • Vitamina C: importante antioxidante, auxilia na absorção de ferro e tem papel preventivo e terapêutico para doenças que afetam o sistema respiratório.
  • Principais fontes: laranja; limão; tangerina; acerola; abacaxi; salsa; couve; brócolis; batata-doce; mamão; goiaba; camucamu; maracujá; pitanga; e jabuticaba.
  • Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12): são vitaminas fundamentais para o equilíbrio do sistema imunológico.
  • Principais fontes: brócolis; peixes; ovos; carne bovina e suína; salmão; aveia; cereais integrais; feijão; amêndoas; abacate; vegetais verde-escuros; verduras e legumes; sementes; e farelo de aveia.
  • Vitamina D: essencial para ossos, músculos e saúde do sistema imunológico. A exposição diária ao Sol (por pelo menos 15 minutos sem filtro solar) também é necessária para manter bons níveis dessa vitamina.
  • Principais fontes: salmão; sardinha; atum; gema de ovo; frango; cogumelos; leite; e iogurte natural.
  • Vitamina E: possui propriedades antioxidantes, atua na cicatrização dos tecidos do corpo e tem ação anti-inflamatória.
  • Principais fontes: gorduras vegetais (azeite de oliva, óleo de girassol, de canola); sementes de chia, linhaça, girassol e de abóbora; amêndoas; nozes; castanha-de-baru; castanha-de-caju; jabuticaba; e gema do ovo.
  • Ferro: é essencial para o transporte de oxigênio para todo o corpo.
  • Principais fontes: todas as carnes vermelhas; fígado; folhas verde-escuras (como couve e agrião); cheiro-verde; feijões; grão-de-bico; ervilha; lentilha; nozes; castanhas; rapadura; açúcar mascavo; e melaço de cana-de-açúcar.
  • Zinco: atua na manutenção da função do sistema imunológico e síntese da hemoglobina, proteína que tem como função principal transportar o oxigênio.
  • Principais fontes: carnes magras (patinho, coxão mole, lombo e carnes brancas); fígado; cereais integrais; castanhas e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, amendoim); e castanha-de-baru.
  • Selênio: tem alto poder antioxidante, é facilmente absorvido pelo organismo e participa na resposta do sistema imunológico a infecções. O consumo indicado para adultos é somente de 55 microgramas ao dia, o equivalente a uma unidade de castanha-do-brasil.
  • Principais fontes: castanha-do-pará; semente de girassol; jabuticaba; ovo cozido; e fígado bovino.

Exclusivo: Cenário de oral care no País e como potencializar as vendas da sua farmácia

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário