Exclusivo: Como fibras e probióticos atuam no tratamento da constipação?

De acordo com a Dra. Virginia Maria Figueiredo, as fibras e os probióticos podem ajudar quem sobre com a constipação

Você já imaginou como seria desconfortável passar dias sem conseguir evacuar? Infelizmente, essa é uma realidade de uma parcela significativa da população brasileira que sofre com a constipação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), entre 20% e 30% dos brasileiros já enfrentaram esse problema em algum momento da vida. Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde estejam bem-informados sobre o tema, para orientar e tratar os pacientes adequadamente.

A médica gastroenterologista do Grupo Fleury, Dra. Virginia Maria Figueiredo, explica que as fibras e probióticos podem ajudar nesse momento. Confira a seguir:

  • Papel das fibras: ajudar no aumento do volume fecal e a diminuir a consistência das fezes, facilitando a evacuação. Além disso, elas são fermentadas pelas bactérias presentes no intestino, o que estimula o movimento do cólon e promove a proliferação de bactérias benéficas para a saúde intestinal.
  • Opções disponíveis: as insolúveis e as solúveis são as mais conhecidas. As fibras insolúveis são encontradas em alimentos, como cereais integrais, sementes e leguminosas, enquanto as fibras solúveis estão em alimentos, como frutas, verduras e aveia. Para suplementação, podem ser utilizadas fibras sintéticas, como metilcelulose, psyllium e agar-agar.
  • Papel dos probióticos: são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde intestinal. Estudos comprovam que o uso de probióticos, como Bifidobacterium bifidum e Lactobacillus, pode melhorar os sintomas da constipação, como dor abdominal, flatulência e irregularidade no trânsito intestinal.
  • Opções disponíveis: é importante escolher um produto de qualidade e que contenha cepas com evidências científicas comprovadas para o tratamento da constipação. O tratamento deve ser individualizado e orientado por um profissional de saúde capacitado. Mudanças na dieta, prática regular de atividade física e uso de medicamentos quando necessário são também medidas importantes para prevenir e tratar a constipação intestinal.

Probióticos podem compensar danos intestinais causados por uso de antibióticos, aponta estudo

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário