Para que um layout seja considerado inteligente, diversas questões precisam ser avaliadas pela farmácia, passando pela jornada de compras do cliente; mobiliário; exposição de produtos; circulação de pessoas; entre outros fatores. E todos eles juntos e aliados podem resultar, naturalmente, no aumento de faturamento de uma farmácia.
O primeiro passo é colocar o cliente sempre no centro das estratégias. Afinal, como resultado, o shopper precisa se sentir bem no estabelecimento e, consequentemente, mais incentivado às compras. Acompanhe, a seguir, os principais pontos de atenção nesse processo.
Na mudança ou análise do layout atual, é importante observar alguns pontos de maneira macro e micro. “De maneira macro, divida a loja em três pontos de exposição, sendo um espaço para medicamentos, um para Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) e um para varejinho e conveniência. Nessas áreas, devem ser considerados o menor espaço em metro quadrado possível para medicamentos, mas de forma que se tenha o mix necessário para que não falte nenhum produto da prescrição. Sabe-se que se o cliente chegar com a receita de quatro medicamentos e a farmácia tiver apenas dois, ele deixa de levar e vai procurar outra drogaria”, sugere o CEO da Único Contato e especialista em Layout Inteligente, Renato Diniz.
Confira as dicas do CEO da Único Contato e especialista em layout inteligente, Renato Diniz, para tornar o layout da sua farmácia mais inteligente:
Cinco passos para transformar o layout da sua farmácia
1. Avaliação atual: antes de fazer qualquer mudança, é importante analisar o layout atual para entender seus pontos fortes e fracos. Olhar para a configuração a partir do ponto de vista do cliente pode ajudar a identificar áreas que causam confusão ou frustração.
2. Entender o cliente: antes de projetar uma nova configuração, é preciso entender quem são os clientes, o que eles procuram e como interagem com o espaço. Se possível, criar dados sobre o comportamento para identificar quais seções ele visita mais, quais produtos compra juntos, etc.
3. Desenvolver um novo layout: com base na avaliação e no conhecimento do cliente, pode-se desenvolver o novo ambiente. A forma como os produtos são organizados, a visibilidade dos mesmos, a facilidade de circulação e a localização do caixa são pontos importantes a considerar.
4. Implementar mudanças: após desenvolver o novo layout, vale iniciar um plano de implementação. Isso pode envolver a realocação de prateleiras, a configuração de novos displays e treinamento da equipe para entender o novo layout e ser capaz de ajudar os clientes.
5. Avaliar o impacto: depois que o novo espaço for implementado, é hora de avaliar o seu impacto. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação do cliente, observação do comportamento no novo layout e o mais importante: analisar as vendas e a lucratividade para ver se as mudanças tiveram o efeito desejado.
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Fonte: Guia da Farmácia
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