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Exclusivo: Como explorar os cinco sentidos do cliente na sua farmácia

Usar os cinco sentidos na farmácia melhora a experiência do cliente e aumenta as vendas

O uso consciente dos cinco sentidos pode criar uma experiência de compra marcante e positiva no varejo farmacêutico. A visão é o sentido dominante, mas a experiência de compra é multissensorial e todos eles devem ser considerados para uma experiência de compra positiva e completa.

Acompanhe, a seguir, as dicas do CEO da Único Contato e especialista em Layout Inteligente, Renato Diniz, para cumprir esse processo:

1. Visão: a primeira impressão é crucial. Pesquisas apontam que a visão é, de fato, um fator determinante na hora da compra. Estudos indicam que aproximadamente 80% das informações os humanos recebem por meio dos olhos, o que impacta diretamente na decisão de compra no PDV.

Portanto, um layout limpo, organizado e bem-iluminado pode atrair e reter os clientes. As cores também podem ser usadas estrategicamente. Por exemplo: tons que transmitem tranquilidade, como o azul e/ou o verde, são capazes de remeter à sensação de confiança e serenidade, que é vital em uma farmácia. A sinalização clara e direta, exibição de preços e ofertas também são cruciais.

Além disso, a visão pode ser usada para direcionar a atenção dos clientes para produtos específicos ou promoções por meio do uso estratégico de displays de produtos, pop-ups, banners e outros materiais de visual merchandising.

2. Audição: música suave e tranquila pode ajudar a acalmar os clientes mais estressados devido a problemas de saúde. Anúncios ocasionais sobre ofertas ou um serviço especial também podem ser benéficos.

3. Olfato: o uso de um perfume leve e limpo pode criar uma atmosfera agradável e acolhedora. No entanto, é importante que o cheiro não seja muito forte ou perturbador, pois alguns clientes podem ser sensíveis a certos odores.

Várias drogarias estão utilizando a aromaterapia como forma de se diferenciarem e terem seu ambiente marcado na experiência de compra.

4. Tato: as prateleiras, os balcões e os produtos devem ser mantidos em condições limpas e agradáveis para que os clientes se sintam convidados a tocar e a selecionar os produtos por conta própria.

5. Paladar: embora o paladar possa ser menos aplicável em uma farmácia comparado a outros ambientes de varejo, amostras de produtos, como vitaminas, suplementos nutricionais ou até mesmo produtos de cuidados bucais poderiam ser fornecidos, atendendo ao sentido do paladar.

Lembrando que cada um desses sentidos deve estar alinhado à imagem e aos valores da loja, bem como às expectativas e necessidades dos clientes.

Exclusivo: Como transformar o layout da sua farmácia

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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