Exclusivo: Fenômeno de Raynaud: o que é, causas e tratamento

Especialistas dão detalhes do que é o Fenômeno de Raynaud: uma resposta vascular exagerada à temperatura fria ou ao estresse

O Fenômeno de Raynaud (FR) é uma resposta vascular exagerada à temperatura fria ou ao estresse emocional. A partir disso, ocorre o aparecimento de palidez (branqueamento) ou cianose (arroxeamento) seguido de uma outra fase de hiperemia (avermelhamento) das extremidades. Ele pode aparecer isolado ou associado a doenças reumatológicas e autoimunes. Nas pessoas predispostas, aparece ao contato com frio, como água ou objetos gelados, e mesmo com ar gelado de dias mais frios.

Nos casos mais graves, pode levar a necrose dos dedos. Considera-se que a vasoconstrição anormal das artérias digitais e das arteríolas cutâneas ocorra devido a um defeito local nas respostas vasculares. Entretanto, é normal algum arroxeamento das extremidades no frio mais intenso, mas não devem estar acompanhados de dor e devem regredir quando se muda para um ambiente mais quente.

O FR pode estar associado a outras doenças e condições, se apresentando como um de seus sintomas. Entre as doenças relacionadas, pode-se destacar:

  • Hipotireoidismo;
  • Esclerodermia;
  • Artrite reumatoide;
  • Síndrome de túnel do carpo;
  • Lúpus;
  • Aterosclerose; e
  • Tabagismo.

De modo geral, o tratamento, caso o paciente tenha se exposto ao frio, é o de buscar aquecer as mãos, para aliviar o desconforto. Alguns pacientes podem fazer o uso de medicamentos, a depender das causas. Além disso, aqueles que apresentam esse sintoma devem se consultar com um reumatologista e realizar exames que confirmem ou descartem a presença de doenças reumatológicas.

Fonte: Guia da Farmácia, com informações do médico cirurgião vascular do Hospital Edmundo Vasconcelos, Dr. Walter Campos Junior; chefe de equipe de Cirurgia Vascular e Endovascular da Unidade Pompéia na Rede de Hospitais São Camilo, Dr. Fábio Rodrigues Ferreira do Espírito Santo; Rede D’or São Luiz; cardiologista e diretor médico assistencial do São Cristóvão Saúde, Dr. Fernando Barret.

Exclusivo: Medicamentos antroposóficos: o que são e quais os benefícios

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário