Exclusivo: Incremente as vendas de dia das mães da sua farmácia

Saiba mais sobre como aumentar o tíquete médio e as vendas no dia das mães. Farmácia também tem produtos que conquistam shopper

O Dia das Mães é uma oportunidade de conquistar e fidelizar clientes, além de aumentar as vendas na farmácia. De acordo com o coordenador técnico da pós-graduação de Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Gilberto Santos, estima-se que a família média brasileira gaste cerca de R$ 200,00 em presentes para as mães, e que as vendas no varejo nesse período devam crescer de 10% a 15% em relação ao ano anterior.

Para uma data tão importante como esta, o planejamento comercial é fundamental. É preciso preparar a loja com comunicação específica e estoque com produtos das categorias destinadas à data, além de negociar com fornecedores afim de oferecer promoções, kits, embalagens para presentes e parcelamento diferenciado a estes produtos. É essencial treinar a equipe para vender nesta data tão importante. Segundo o diretor de varejo da Interplayers, Oscar Teixeira Basto Jr, a semana que antecede o domingo do Dia das Mães é a mais agitada, portanto, é importante programar a escala da loja para que, nos dias mais próximos, a equipe esteja completa para atendimento. “Além disso, é importante iniciar os esforços de marketing com algumas semanas de antecedência para que os clientes estejam cientes das ofertas e possam planejar adequadamente”, aconselha o coordenador da ESPM.

“Os clientes querem mostrar todo o sentimento pela sua mãe e esta é uma oportunidade para o varejista agregar valor e aumentar o tíquete médio. Os kits com perfume e hidratantes são bastante procurados, e ainda podem ser criados kits com produtos antienvelhecimento ou até kits de itens e serviços para todos os tipos de mães”, ressalta o diretor da Interplayers. É preciso também ficar de olho nas tendências de consumo. “Muitos clientes estão procurando opções de presentes ecologicamente corretos e sustentáveis. As farmácias podem oferecer produtos desenvolvidos com este conceito ou fazer parceria com marcas que tenham um forte compromisso com a sustentabilidade”, ensina Santos. Outro ponto importante: o cliente precisa ter a sensação de vantagem e senso de urgência para consumir na data, por isso, é fundamental que as farmácias ofereçam promoções pontuais. “Isso pode incluir ofertas de compre um e ganhe outro grátis, descontos percentuais ou brindes com a compra”, detalha.

Uma loja bem decorada, utilizando material de merchandising apropriado e que destaque os produtos ofertados, ajuda a trazer destaque e diferenciar a farmácia que se preparou para a ocasião. “Não se esqueça de caprichar na embalagem para presente”, sugere o executivo da Interplayers.

Exponha com destaque os produtos, faça parceria com uma floricultura, ofereça a opção de entrega em domicílio e que ela seja rápida. E não se esqueça do básico: loja limpa, bem iluminada e organizada para atender seus clientes.” No PDV, é possível oferecer uma experiência em saúde e bem-estar, proporcionando recomendações personalizadas e conselhos sobre ideias de presentes. Além disso, as farmácias podem fornecer uma experiência de compra personalizada, oferecendo serviços de embalagem para presentes e recomendações baseadas no perfil do cliente. Também podem disponibilizar amostras e testadores gratuitos para ajudar na tomada de decisão. “Isso torna a experiência de compra ainda mais especial para os clientes”, reforça o coordenador técnico da ESPM.

As mídias sociais são cada vez mais importantes na comunicação do varejo com seus clientes ou para aumentar o alcance em vendas. “As farmácias podem aproveitar plataformas de mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, para promover as vendas do Dia das Mães e interagir com os clientes. Elas podem criar postagens e histórias apresentando ideias de presentes, descontos e promoções”, finaliza o especialista da ESPM.

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Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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