Exclusivo: MIPs para dores musculares que não podem faltar na sua farmácia

Conheça mais os principais Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) para dores musculares

As dores musculares são companheiras indesejadas de grande parte da população e podem ser desencadeadas por uma série de fatores. Algumas das causas incluem falta de alongamento; contraturas; fadiga muscular; doenças prévias do tendão ou músculo; excesso de exercício; e contusões diretas e indiretas da musculatura, segundo o médico ortopedista e traumatologista do Hospital São Luiz e do Hospital Alvorada e diretor clínico do Instituto Ortopédico Santa Maria, Dr. Marcello Zaboroski.

Outras causas frequentes para as dores musculares incluem estresse; fibromialgia; erros de postura no trabalho; doenças infecciosas (dengue, gripe); entorses ou distensões musculares; disfunção de glândulas (tireóide); e efeitos colaterais de medicamentos.

Assim, é essencial que a farmácia esteja abastecida.

Confira os fármacos mais utilizados para dores musculares, segundo o médico ortopedista e traumatologista do Hospital São Luiz, Hospital Alvorada e diretor clínico do Instituto Ortopédico Santa Maria, Dr. Marcello Zaboroski:

  • Fármacos mais utilizados: analgésicos, anti-inflamatórios não hormonais e relaxantes musculares, além de glicocorticoides em algumas situações.
  • Forma de ação: analgésicos e anti-inflamatórios diminuem a produção de fatores inflamatórios e a sensibilidade local, enquanto relaxantes musculares atuam nas fibras musculares para evitar contraturas.
  • Contraindicações: alérgicos aos medicamentos, gestantes, lactantes, pessoas com doenças crônicas e insuficiência renal.
  • Efeitos colaterais possíveis: o uso prolongado de anti-inflamatórios e analgésicos pode causar dor de estômago, úlceras gástricas e sobrecarga renal.
  • Dispensação responsável: na farmácia, orientar o paciente para consultar um médico antes de utilizar medicamentos, mesmo os isentos de prescrição, para receber orientações sobre os benefícios e riscos associados. O uso prolongado e inadequado de medicamentos pode levar a complicações sérias, como internações, cirurgias e até risco de vida.

Tratamento com acessibilidade para varizes reduz dores

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário