Exclusivo: O cenário das marcas próprias no País e as dicas da CVS para se destacar

Em evento, CVS fala sobre como farmácias podem aumentar seu lucro com marcas próprias

A economia brasileira passa por um período tumultuado. “No curto prazo, existe ainda um estoque de dívidas provenientes de anos anteriores que corroem o poder de compra da população. Um dos fatores que contribui para isso é que a cesta básica dobra de valor nos últimos anos enquanto a renda média se mantém. A corrosão do poder de compra do brasileiro limita sua renda que hoje tem 75% comprometida com dívidas e gastos básicos de alimentação”, explica o diretor Retail Services Brasil da NielsenIQ, Domenico Tremaroli.

Isso reflete em uma redução na lealdade a canais, bem como a marcas, pois para continuar consumindo a população precisa buscar alternativas. “Esse cenário mostra que a solução encontrada por 17% dos brasileiros for comprar produtos de marca própria (MP). Isso porque, as pessoas querem um produto com preço mais baixo e com qualidade, e a marca própria entra exatamente neste local. Entretanto, a cada R$100 gastos, no Brasil, apenas 1,90 são gastos em marcas próprias, havendo ainda um espaço enorme para desenvolvimento, especialmente em toda a América Latina”, orienta Tremaroli.

Segundo uma pesquisa da NielsenIQ, recentemente houve um crescimento global de 12,2% em valor percebido nas marcas próprias. “Enquanto as marcas totais cresceram 14,4%, as MPs cresceram 17%”, destaca o especialista da NielsenIQ.

Segundo a pesquisa, os compradores de MP são mais concentrados em classes altas, AB, e em lares menores, de até duas pessoas. “A promoção é um elemento relevante no incentivo a compra destes produtos, com os consumidores apontando percepção de compra de 37,9%do volume de PM em promo, com aumento de 37,2%”, conta Tremaroli.

O especialista também destaca que o canal farmacêutico é o que mais cresce nas MPs “O farma vem trabalhando em diferentes pilares para desenvolver as MPS, como preço, afinal, 93% das categorias com MP crescem no farma, sendo que 92,9% delas são em média 32% mais baratas que a média de preços da categoria. O canal aumenta cada vez mais a oferta de produtos disponíveis para o consumidor: são 37% mais itens de MP versus o existente no início de 2022. Além disso, há uma questão de preço: as MPs da farmácia são as primeiras opções de preço disponíveis”, alerta Tremaroli.

E isso é visto na rede de farmácias americanas CVS, que tem 2/3 do seu lucro vindo de marcas próprias. “Durante duas ou três décadas tivemos sucesso só abrindo lojas, até o mercado saturar. Aí chegou uma hora que ficamos com um problema de margem e batemos no teto no crescimento de lojas. E foi nessa hora que percebemos que as marcas próprias tinham uma margem três vezes maior que os outros produtos, inclusive nas nossas lojas. Então, aos poucos fomos aumentando a penetração de marcas próprias nas nossas lojas. Mas não fizemos isso de qualquer forma, nós fizemos longos planejamentos e estudos, e implementamos vários times, de liderança, cultura, incentivo, qualidade, entre outros, para então montar um projeto de sucesso e com proposta de valor”, contou o AVP e Corporate Development da CVS Health, Gui Serrano.

O material foi apresentado durante a edição 2023 do Latam Retail Show, organizado pela Gouvêa Experience, que contou com mais de 100 horas de conteúdo, 80 marcas expositoras e 220 palestrantes.

Marcas próprias da Pague Menos alcançam R$ 164,6 milhões em vendas

Foto e fonte: Guia da Farmácia

Deixe um comentário