A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), classifica o veganismo como um movimento em que seus adeptos evitam, na medida do possível e do praticável, excluir todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, vestuário ou outras esferas do consumo.
Ou seja, os veganos utilizam produtos de higiene e beleza, alimentos e quaisquer outros produtos, que não tenham nenhum uso de animal em sua cadeira produtiva. Segundo uma pesquisa do IBOPE, em 2018, 14% da população brasileira já se declarava vegetariana. Isso nos mostra um crescimento de 75% em relação ao ano de 2012, quando foi realizada a mesma pesquisa.
Recomendação médica
Um estudo da brandtech, SaudaBe, com 230 nutricionistas, mostrou que essas profissionais da saúde tem um grande interesse na alimentação a base de plantas e já indicam refeições sem ingredientes animais para seus pacientes. “Para a maioria dos profissionais de saúde, os pacientes se posicionam como flexitarianos (67%), que variam entre refeições com ingredientes de origem animal e sem, mostrando uma inclinação a diminuir o consumo de produto de origem animal, mas sem total restrição. As principais motivações estão atreladas a qualidade de vida (79%), seguidas por maior consumo de vitaminas e minerais (49,4%) e melhor digestibilidade (48%)”, contou a founder e CEO da SaudaBe, Bruna Pavão.
Já o feedback dos pacientes é relacionado a uma melhor digestibilidade (33%) e melhor funcionamento intestinal (33%) com a alimentação vegana.
“Ainda existe um mercado enorme a ser explorado, porque muitas pessoas se tornam veganas através dos alimentos análogos, que são as versões veganas dos produtos ‘tradicionais’, e nessa pesquisa da SaudaBe, vemos que os profissionais e pacientes ainda sentem falta de produtos mais acessíveis e saborosos”, destacou o vice-presidente da SVB, Ricardo Laurino.
Aceitação por públicos não veganos
Além disso, o público que não é vegano, mas que opta por produtos veganos, principalmente de higiene e beleza, vem crescendo. A executiva para canais especiais da Phisalia, Luciana Gorab, conta que a Phisalia, marca com quase 50 anos, criou a linha Physalis, totalmente vegana, em 2019, mas que ao ver o sucesso da marca, também adaptou a fórmula da sua linha de produtos de cuidados capilares infantil, Trá Lá Lá, para também serem veganas.
“Com isso, vimos um crescimento na procura pelos itens de Trá Lá Lá. Além disso, todas as embalagens de Physalis são feitas com plástico e papéis reciclados, e alguns itens têm o selo I’m Green, que usam plástico que procede da mandioca”, destacou Luciana, mostrando a forte tendência dos produtos veganos andarem de mãos dadas com atitudes mais sustentáveis.
A Mãe Terra, marca de alimentos líder no segmento de naturais e orgânicos, também está apostando no público que não é vegano, mas que busca uma alimentação mais saudável. “Estamos trazendo ao mercado itens destinados ao público infantil e jovem, mas também muito aceitos pelos adultos, para substituir os famosos salgadinhos e bebidas doces tradicionais. Ainda estamos em expansão para o canal farma, mas vemos muito potencial e nossos itens são ideais para as geladeiras e checkout das farmácias, atendendo a pais e filhos que buscam uma alimentação mais saudável, com sabor muito semelhante aos produtos já conhecidos, e pouco saudáveis”, explicou a coordenadora de marketing e nutrição da Mãe Terra, Thais Dalle Luche.
Espaço reservado
A nutricionista coordenadora do departamento de medicina e nutrição da SVB, Tatiana Consoli, também explica que ter um local do ponto de venda dedicado a produtos veganos ajuda esse público a encontrar facilmente o que procura, mas também atende as pessoas que possuem alergia. “Muitas pessoas com alergia à proteína do leite, a lactose, ao glúten e a outros produtos, buscam produtos veganos, porque sabem que não terá contaminação cruzada. Então, ao ter um espaço destinado a produtos veganos você ajuda também as pessoas com alergia a se sentirem mais seguras e com as necessidades atendidas”, orienta a especialista.
A marca Jhamal, de barrinhas e bebidas proteicas, por exemplo, é mais uma das opções veganas que está chegando ao farma, com grande solicitação do público. Em 2024, a marca planeja estrear nas redes Raia Drogasil.
Então, não deixe para depois, e acrescente hoje mesmo produtos veganos ao mix de itens da sua farmácia.
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Fonte: Victoria Nascimento
Foto: Shutterstock