Exclusivo: principais analgésicos e antitérmicos e suas diferenças

Confira a explicação da farmacêutica, Maria Aparecida Nicoletti, sobre os principais analgésicos e antitérmicos disponíveis e suas diferenças

Quando o assunto são os analgésicos e antitérmicos, é difícil imaginar quem não tenha estes medicamentos na farmacinha doméstica. Hábito que desperta o alerta para o fato de que esses fármacos não são todos iguais e é preciso estar atento à sua indicação de uso.

Confira a explicação da farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti, sobre os principais analgésicos e antitérmicos disponíveis e suas diferenças:

Ácido Acetilsalicílico (AAS): apresenta ação analgésica, anti-inflamatória, antipirética e antiplaquetária. Utilizado em cefaleias, dores musculoesqueléticas transitórias, dismenorreia e hipertermia em adultos.

Indicação de bula: baixa a febre, alivia a dor e reduz a inflamação. Por isso, é utilizado para alívio dos sintomas de várias doenças, como gripes, resfriados e outros tipos de infecções.

Paracetamol: apresenta ação analgésica e antipirética. Normalmente utilizado para idosos e é o fármaco de primeira escolha para dor leve. A suscetibilidade à hepatotoxicidade é variável e está relacionada ao indivíduo, entretanto, esse efeito é intensificado pelo consumo de álcool.

Indicação de bula: combate a dor e a febre.

Ibuprofeno: mais utilizado para dores de origem inflamatória de intensidade moderada. Este fármaco pode ser comparado ao paracetamol em crianças febris quanto aos aspectos de início de efeito, efeito antipirético e tolerabilidade.

Indicação de bula: febre e dores leves e moderadas, associadas a gripes e resfriados; dor de garganta; dor de cabeça; dor de dente; dor nas costas; cólicas menstruais; dores musculares; e outras.

Dipirona sódica: apresenta ação analgésica e antipirética. Medicamentos contendo este fármaco não estão disponíveis em vários países em razão dos efeitos adversos que, embora raros, justifica-se seu uso com restrição pela gravida[1]de e imprevisibilidade das reações.

Indicação de bula: analgésico e antipirético.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário