Exclusivo: Sanofi aposta no treinamento de farmacêuticos e na tendência de autocuidado

Confira a entrevista com o diretor comercial de Consumer Healthcare na Sanofi, Silvio Silva

Operando em mais de 90 países, com mais de 91 mil colaboradores, 59 centros de distribuição e 20 centros de pesquisa e desenvolvimento, a farmacêutica Sanofi atua em diabetes, imunologia, doenças raras, oncologia, neurologia, vacinas, cardiovascular, bem como na área de consumer healthcare.

Confira a seguir, a entrevista exclusiva do diretor comercial de Consumer Healthcare na Sanofi, Silvio Silva, para o portal do Guia da Farmácia:

Guia da Farmácia – Quais estratégias a Sanofi tem utilizado para se manter mais perto do PDV? Há algum treinamento para os farmacêuticos e/ou ações de trade nos PDVs?

Silvio Silva – Considerando o foco de nossos produtos para fomentar o autocuidado, vemos que é um setor que se mantém em uma tendência de crescimento. Seguir a nossa jornada como um parceiro estratégico para o nosso consumidor, garantindo o acesso aos nossos produtos – seja no PDV ou seja no e-commerce.

Um ponto que contribui para isso, é, uma rotina muito presente a campo e acompanhar de perto a atuação da equipe comercial da nossa unidade de consumo. Todo líder deveria passar um tempo perto de quem está ali, no dia a dia, no corpo a corpo, executando as estratégias pensadas pelos gestores.

Para mim, estar perto do meu time e ver como eles cuidam de cada detalhe nas farmácias, é motivo de muito orgulho – com visibilidade dos nossos produtos e melhorando a experiência do consumidor que busca a promoção do autocuidado. E quem ganha na ponta são os nossos consumidores, que estão no centro das tomadas de decisões em tudo o que fazemos na Sanofi.

Guia – Como foram os resultados da ação “Dorflex paga sua água”?

Silva – A ação “Dorflex paga sua água” foi resultado da união de esforços dos times comercial, trade e marketing da unidade de consumo, com a expectativa de contribuir com o pilar de “autocuidado”, reiterando seu compromisso de ajudar as pessoas a levar uma vida saudável e produtiva, lembrando a todos que “a saúde está em suas mãos”.

Verificou-se que 51% dos shoppers de analgésicos compram o produto para uso imediato, e a água já é algo que está em sua cesta de compras, segundo levantamento realizado com seus consumidores. Por isso, decidiu agregar uma garrafa de 500ml de água sem gás nas compras do produto justamente em uma das épocas mais festivas e quentes do ano: o Carnaval. A ação foi um sucesso além de trazer experiência para os consumidores que desfrutaram de estandes de “quick massage” em lojas parceiras com foco nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Guia – Quanto a Sanofi espera crescer este ano?

Silva – Em relação à unidade de consumo da Sanofi, ela está alinhada às tendências do setor farmacêutico no Brasil, que está muito bem-posicionado quando comparado a países como França e EUA – Considerando o foco de nossos produtos para fomentar o autocuidado, vemos que é um setor que se mantém em tendência de crescimento, como um parceiro estratégico para o nosso consumidor, garantindo o acesso aos nossos produtos – seja no PDV ou no e-commerce. Por outro lado, essa evolução vem de outras frentes da área que lidero. Todo o trabalho, por exemplo, que realizamos no relacionamento com os médicos, relacionamento com os farmacêuticos, nossas tomadas de decisões com o paciente no centro, as constantes visitas e relacionamento com o cliente do varejo.

Guia – Quais campanhas e/ou lançamentos do próximo ano já podem ser comentados?

Silva – Destacamos a novidade mais recente e que promete revolucionar o mercado de analgésicos: Dorflex Max, que vem com fórmula exclusiva com 2x mais relaxante muscular e analgésico em um só comprimido, sendo um aliado potente no combate a dores intensas do corpo. Para entregar a solução ao consumidor foram necessários mais de 5 anos de pesquisa da unidade de Scientific Affairs, o que reforça o comprometimento com a saúde e o consumidor no centro de todas as decisões.

A novidade está em sinergia com o mote: “Vai em frente e deixa a dor com a gente”, que surgiu em 2021, com a intenção de conscientizar e incentivar os brasileiros que batalham diariamente sobre a importância do equilíbrio entre correr atrás dos objetivos e o autocuidado.

A campanha que está no ar “Histórias Reais” é ilustrada por brasileiros de diversas profissões que por meio de criatividade e garra não medem esforços para exercer suas atividades do dia a dia. Há exemplos incríveis de superação para que o consumidor possa se inspirar como a professora que cria canções para ensinar os alunos, o barbeiro que criou a barbearia móvel para alcançar seus clientes, o criador da piscina em uma caçamba e até uma doceira que faz bolos hiper-realistas.

Guia – Como a Sanofi tem trabalhado o envelhecimento da população? Existe alguma estratégia para impactar o público da terceira idade?

Silva – Cada vez mais fortalecemos a nossa missão, que é a ‘saúde em suas mãos’, e com isso a nossa grande causa: a promoção do autocuidado. Nunca falamos tanto sobre autocuidado. Afinal, o olhar atento para a própria saúde traz benefícios não só para o indivíduo, mas para a sociedade como um todo. Melhoramos a qualidade de vida por meio de mais acesso à saúde, aumento da produtividade e autocuidado capacitado para todos.

O autocuidado pode melhorar o bem-estar, prevenir e reduzir doenças, além de restaurar a saúde. Acreditamos que capacitar os indivíduos, a comunidade e os profissionais de saúde para promover e praticar o autocuidado levará as pessoas de todo o mundo a serem mais saudáveis. Isso, por sua vez, contribuirá significativamente para sistemas de saúde mais sustentáveis.

Diante disso, queremos encorajar a prática de maneira segura e responsável. A educação e disseminação de informações são fundamentais nesse processo, empoderando os consumidores e pacientes na compreensão de benefícios do autocuidado e na capacitação de exercê-lo.

Com a pandemia a população intensificou os cuidados com a prevenção no âmbito do autocuidado. Uma preocupação legítima, já que na melhor idade, a suplementação é uma estratégia. Com o lançamento de Targifor, como uma masterbrand, que entrega uma linha de soluções completas em suplementação, destacamos Targifor Cewin com vitamina C para auxiliar o sistema imunológico – que é afetado com o envelhecimento.

Guia – Como se manter atualizado no canal farma?

Silva – O canal farma é muito dinâmico, o que é tendência hoje, pode não ser amanhã. Então é interessante pontuar o quanto vem se desenvolvendo para atender o consumidor em diversas esferas: gôndola infinita, prestação de serviços, e-commerce, higiene, beleza e saúde. O profissionalismo das grandes redes hoje oferece balconistas que dão uma verdadeira consultoria ao consumidor. Ou seja, um canal que traz muita inovação com bastante critério para conquistar a lealdade e para que sejam percebidos como verdadeiros hubs de saúde. O grande desafio é transformar tudo isso em realidade tendo limitação de x metros quadrados, na loja física, por exemplo.

Na Sanofi temos o privilégio de contar com uma tríade poderosa:  ciência, informação e equipe competente, que torna possível a gestão de informação para nos consolidar enquanto indústria altamente competitiva para direcionar investimentos, ações e relações com o shopper. Assim podemos atendê-los em todas as suas necessidades.

Diversas iniciativas desenvolvidas para colaborar com a capacitação dos farmacêuticos ao longo de 2023, muitas delas em parceria com o CRF-SP. Um exemplo de iniciativa é a plataforma de conteúdos especializados com cursos, webinars e vídeos chamada “Farmacêutico em foco”, que visa contribuir com a formação e atuação dos farmacêuticos que são agentes de saúde imprescindíveis para nossa sociedade, em que, por meio desses recursos levamos informação com embasamento científico.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Silvio Silva

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