Expansão do setor farmacêutico na contramão da pandemia

Atualmente, o Brasil é o sexto maior mercado consumidor de produtos farmacêuticos no mundo

O setor farmacêutico, ao que parece, não sentiu os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Assim, segundo dados da Latam da Close-Up International, o mercado farmacêutico movimentou mais de R$79 bilhões no primeiro semestre de 2020, tendo um aumento de 13% em comparação ao mesmo período de 2019.

Atualmente, o Brasil é o sexto maior mercado consumidor de produtos farmacêuticos no mundo.  Segundo a IQVIA, é esperado que as vendas de medicamentos no Brasil cresçam de 5% a 8% neste ano.

Além disso, até 2022 o Brasil pode superar a França e se tornar o 5º país com maior mercado farmacêutico no mundo.

Da mesma forma, o setor de medicamentos especiais também está em crescimento. De acordo com dados do Governo Federal, o investimento em medicações especiais teve crescimento de 40% nos últimos 8 anos.

On line

Como o comércio teve que baixar suas portas temporariamente, houve a necessidade da compra online. O setor farmacêutico se beneficiou desta nova realidade do consumidor.

Em levantamento realizado pela Kantar Talks em parceria com a Meio e Mensagem, houve um aumento de 37% no consumo online de medicamentos.

Delivery farmacêutico

Com um aumento nas vendas online, muitas empresas farmacêuticas sentiram a necessidade de contar com um serviço de entrega, os chamados Delivery. Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácia (Abrafarma), o delivery farmacêutico cresceu em 72% nesta pandemia. Assim, quem já estava preparado para atender nos canais digitais, otimizou ainda mais o seu processo de vendas online.

De acordo com a Singular Medicamento, houve um aumento de 20% no número de novos usuários comprando no e-commerce.

Além disso, há uma puxada muito forte das regiões sudeste e sul do país, com crescimento de 41% em SP, MG e RJ, e de 98% em RS, SC e PR, no volume de acesso de usuários na loja online.

Melhorando a experiência do usuário

Atualmente a venda online não se limita apenas ao usuário comprar em um site.

As empresas vêm adotando uma estratégia omnichannel para garantir, assim, que o atendimento ao cliente seja realizado.

Compras pelo WhatsApp, Telegram, Instagram e Facebook estão se tornando bastante comum.

Comercialização de medicamentos especiais

Medicamentos especiais é uma categoria de alta complexidade para tratamentos de ponta, muito utilizados nas áreas de oncologia, nefrologia, reumatologia e veterinária.

Por isso, exigem cuidados especiais tanto no seu armazenamento quanto em seu transporte.

A comercialização de medicamentos especiais é vigorada na Portaria 802 estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), servindo de referência para que as empresas farmacêuticas tenham estrutura que garantam a conservação dos medicamentos.

Além disso, a portaria prevê também que as empresas farmacêuticas tenham certificações que garantam a viabilidade comercial e estrutura, para desta forma, preservar e manter a qualidade dos serviços prestados e dos medicamentos comercializados.

Fonte: Revista Expansão

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário