Explorando opções

Existem diferentes métodos de depilação disponíveis no mercado. Conhecer as vantagens de cada um é o melhor caminho para alcançar bons resultados

Escolher a roupa e sair sem se preocupar com os pelos aparentes. Esse é um desejo tipicamente feminino. A depilação faz parte da rotina das mulheres e nem sempre é simples escolher o método mais adequado para cada um. Além disso, também é preciso pensar no pós-depilatório, ou seja, os cuidados que a pele deve receber antes e depois do processo para retirada dos pelos. “Na depilação com métodos convencionais, como lâmina, cera ou pinça, a intenção do creme pós-depilatório é a de reduzir o processo de sofrimento da pele ao lado do folículo piloso”, explica o médico pós-graduado em dermatologia clínica-cirúrgica e professor do Instituto da Pele de São Paulo (IPSP-Centro Universitário Ítalo Brasileiro), Dr. Danilo Talarico.

A dermatologista com atuação na área estética, Dra. Fernanda Cassain, aconselha evitar o uso de cremes ou loções irritativas ou abrasivos, além de apostar em sabonetes suaves, não usar buchas ou esponjas. “Além disso, não expor a pele ao Sol antes e após a depilação, pois ela fica mais sensível e corremos o risco de manchá-la. Ou seja, é preciso tê-la bem cuidada para realizar o procedimento”, esclarece, alertando que não se deve depilar a pele com ferimentos, lesões ou irritada. “Seja lâmina, cera, linha ou laser, os cuidados são os mesmos para todos os métodos”, destaca.

Conhecendo as formas de depilação

Lâmina: é o menos agressivo, podendo ser usado em regiões mais sensíveis como o buço. Segundo a Dra. Fernanda, o uso de lâminas requer alguns cuidados. Entre eles:

• Usar sempre lâmina nova, no máximo até quatro vezes.
• Limpar a pele antes.
• Usar um creme que ajude a deslizar a lâmina, como um creme de barbear.
• Passar a lâmina no sentido do crescimento do pelo uma única vez (evitar movimentos de vai e vem).
• Após a depilação, usar um creme calmante.

• Após a depilação, usar um creme calmante.
Cera quente ou fria: é um método rápido, onde o pelo é retirado pela raiz e, com isso, demora mais para crescer. A desvantagem é a dor. “Esse método também pode causar inflamação, manchar a pele e até mesmo causar flacidez”, alerta a Dra. Fernanda

Cremes depilatórios: são compostos de produtos que causam uma reação no pelo que o enfraquece e torna fácil sua remoção. “A vantagem é ser indolor e rápido e a desvantagem é que pode causar alergias, irritações, além da curta duração do efeito: de quatro a cinco dias”, conta a Dra. Fernanda.

Imagem: Shutterstock

Deixe um comentário