HPC

Depilação: o melhor método para cada parte do corpo e como fazer em casa

A escolha do método da depilação varia de acordo com a sua necessidade, tipo de pelo, sexo, região a ser depilada, entre outros fatores

Há muitas décadas, a depilação faz parte do ritual de beleza das brasileiras. Entretanto, a remoção de pelos não está restrita apenas ao público feminino.

Cada vez mais os homens estão aderindo à moda, influenciados por celebridades, atletas e até amigos.

Confira as melhores técnicas para depilar cada parte do corpo, principais erros cometidos na hora da depilação, como se depilar em casa, e muito mais!

O que é depilação? 

A depilação é um processo para eliminação de pelos, que pode ser feito com diferentes métodos.

Quais os tipos de depilação?

A escolha do método da depilação varia de acordo com a sua necessidade, tipo de pelo, sexo, região a ser depilada, entre outros fatores. Você pode escolher entre:

Qual o melhor método de depilação para cada parte do corpo?

diferentes tipos de depilatórios no mercado de cosméticos, que funcionam de várias maneiras:

  • Cera: arranca os pelos desde a raiz, retardando seu crescimento em até 30 dias.
  • Cremes e loções depilatórios: removem os pelos na superfície da pele, sem causar dor. São práticos e eficazes na aplicação, hidratando a pele e deixando-a livre de pelos sem causar irritação.

Dessa forma, o melhor método de depilação para cada parte do corpo depende da sua sensibilidade para dor, do seu objetivo e da grossura do pelo, variando de pessoa para pessoa.   

Contudo, antes de utilizar qualquer método depilatório, é necessário realizar o teste de sensibilidade indicado na embalagem dos produtos, visando evitar problemas na pele.

Isso porque, mesmo que não ocorra nenhuma reação, deve-se verificar qualquer predisposição da pele ou problema de saúde.

método-depilação

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais os tipos de depilação com cera?

Existem diferentes tipos de depilação com cera, entre eles:

  • Cera morna roll-on: para a depilação em todas as partes do corpo, desde que sejam tomados os devidos cuidados. Assim, pode-se depilar axilas, virilha (definida como sendo a área 4 centímetros além/fora do elástico da calcinha), pernas inteiras, a parte superior e central das sobrancelhas (nunca a parte inferior) e o buço com esse produto. No entanto, é importante estar atento para a escolha do roll-on adequado para cada área (aplicador corporal ou facial). Normalmente, é necessário ter um aparelho próprio para aquecer este tipo de cera. A cera é removida com lenços de falso tecido (TNT).
  • Cera quente: é aprovada para todas as regiões do corpo. O cuidado fica, apenas, para a temperatura da cera, a fim de evitar queimaduras.A cera é aplicada sobre a pele no sentido do crescimento dos pelos e, após esfriada, é removida num movimento único, no sentido contra o crescimento da pele.
  • Cera fria: assim, como a cera morna, é removida com um lenço TNT ou folha plástica própria, e assim como a cera quente,pode ser utilizada em qualquer região do corpo.
  • Folhas prontas: correspondem a versão mais prática da cera fria, em que a cerajá está aplicada sobre um lenço, celofane ou folha plástica, facilitando sua guarda, transporte e uso.  Elas também podem ser utilizadas em todo o corpo, respeitando as recomendações da embalagem e usando produtos específicos para cada região. Muito práticas, oferecem uma depilação imediata, fácil e duradoura, removendo os pelos desde a raiz.

Qual a importância de realizar um teste na pele antes da depilação?

Independentemente do método, antes de se depilar, a indicação é a de realizar um teste em uma pequena área do corpo, como orienta a embalagem dos produtos.

Além disso, é necessário seguir as orientações de uso de cada produto e tomar alguns cuidados, como:

  • Antes da depilação, a pele deverá estar completamente limpa, seca, sem resíduos de cremes ou suor.
  • Não aplicar cera sobre mucosas ou em regiões próxima a elas, sobre ferimentos na pele, inflamações e irritações.
  • Imediatamente antes ou após a sua aplicação, não usar produtos que contenham álcool, pois poderão ocorrer irritações.
  • Não utilizar em crianças.
  • Caso a região depilada apresente vermelhidão, evitar exposição ao sol.

Como usar a depilação em creme e quais as vantagens?

A depilação em creme deve ser feita seguindo as orientações da embalagem.  

Antes de aplicar o produto, o ideal é que a pele esteja limpa e seca.  Em seguida, aplicar uma camada generosa.  Então, após a aplicação do creme, esperar o tempo indicado na embalagem e imediatamente remover o produto.

Se a pele começar a picar a qualquer momento, remover o creme de imediato para evitar reações alérgicas.

A remoção é feita com uma espátula, com uma esponja ou com uma toalha macia e umedecida com água morna.

Não utilizar bucha vegetal para a remoção do creme. A remoção deve ser feita com movimentos suaves e rotativos (circulares) para dissolver os pelos. Em seguida, lavar a região depilada com água em abundância para a remoção total da química.

O intervalo médio entre as depilações em creme costuma ser de 15 a 30 dias, mas pode variar de pessoa para pessoa, conforme a região e o crescimento do pelo.

Como usar a depilação com folhas prontas e quais as vantagens?

A depilação com folhas prontas deve ser feita seguindo a orientação da embalagem.

  1. Antes de aplicar, é necessário que a pele esteja limpa e seca. Em seguida, aquecer um par de folhas prontas entre as mãos durante cerca de 30 segundos (ou mais, caso necessário), até que as folhas se separem facilmente.
  2. Então, separar as folhas com cuidado, lentamente, dobrar e reservar uma das folhas para uso posterior (precisará ser aquecida entre as mãos novamente para ser usada).
  3. Depois desse processo, colocar a folha pronta na região a ser depilada, previamente limpa e seca, pressionando-a no sentido de crescimento dos pelos. Na sequência, segurar a pele e mantê-la estendida.
  4. Em seguida, remover rapidamente a folha, na direção contrária ao pelo e o mais rente da pele que puder.
  5. Caso fique algum excesso de cera, limpar com a própria folha.
  6. Além disso, retirar os resíduos com o lenço com óleo de limpeza pós-depilatório ou óleo desodorante corporal.

Vale lembrar que nunca se devem utilizar água, sabonete nem álcool para retirar os resíduos de cera.

Além disso, lembrar de que, ao se depilar com cera quente, cera fria, folhas prontas ou roll-on, deve-se sempre puxar a folha plástica ou o TNT com movimentos paralelos à pele, o mais rentes possível a ela. Isso trará o resultado desejado.

O intervalo médio entre as depilações com folhas prontas costuma ser de 15 a 20 dias, mas pode variar de pessoa para pessoa, conforme a região e o crescimento do pelo.

Quais as formas de reduzir o encravamento de pelos?

Para reduzir o encravamento dos pelos, a indicação fica para o uso de um esfoliante corporal, que remove as células mortas e deixa a pele pronta para o pelo atingir sua superfície.

Além disso, esse produto também deixa a pele preparada para receber hidratação. Ademais, a dica é usar o esfoliante 48 horas antes ou 48 horas após a depilação.

Em que áreas do corpo a depilação em creme pode ser usada?

Indica-se a depilação em creme para todas as partes do corpo feminino, com exceção da cabeça, respeitando as orientações indicadas em cada embalagem.

Já o corpo masculino exige produtos específicos, pois o pelo é mais resistente e em maior quantidade que os femininos. Sendo assim, a quantidade de química existente no produto feminino e o tempo de ação não serão suficientes para a remoção desses pelos.

Contudo, o uso de cremes e loções depilatórios para fins de barbear é proibido

Além disso, gestantes não podem usar cremes depilatórios porque contêm substâncias químicas. As gestantes só deverão utilizá-los com orientação médica.

Como se depilar em casa?

O primeiro passo para se depilar em casa é escolher o método de depilação da sua preferência, podendo ser: cera fria, cera quente, folhas prontas, creme depilatório ou lâminas.

Em seguida, é importante limpar bem a região e seguir corretamente as orientações da embalagem.

Após o processo, utilizar um removedor de resíduos, caso necessário, e aplicar um pós-depilatório para hidratar a região e manter a pele macia.

Quais os principais erros de depilação?

  • Tomar sol logo após a depilação: recomenda-se esperar ao menos 24 horas após a retirada dos pelos para se expor ao sol, praia, piscina e bronzeamento artificial.
  • Se depilar após o banho de sol: a pele bronzeada é mais sensível, podendo manchar, descamar ou apresentar bolhas.
  • Não utilizar hidratante após a depilação: quando se realiza qualquer tipo de depilação, deve-se recuperar a pele agredida no momento de retirar o pelo. Dessa forma, a recomendação é hidratar antes e depois da depilação, com produtos indicados para cada tipo de pele e à base de ureia, aloe vera, camomila e outras substâncias calmantes que auxiliam na recomposição da área agredida. Entretanto, vale evitar loções pós-depilação que contenham álcool, pois costumam irritar ainda mais o local.
  • Usar creme depilatório em todas as partes do corpo: eles não devem ser usados em todas as regiões do corpo, pois podem causar reações adversas, especialmente em áreas de mucosa e sobrancelha. Por isso, é sempre importante ler os rótulos, bem como seguir as orientações do fabricante e utilizar um produto específico para cada parte do corpo.

Como depilar a virilha sozinha?

É possível depilar a virilha sozinha com opções como loções cremosas depilatórias ou cremes depilatórios corporais.

Porém, é necessário ficar atento às orientações da embalagem e segui-las corretamente.

No caso das loções cremosas e dos cremes depilatórios, recomenda-se respeitar o limite da virilha (definido como a distância de 4 cm além/fora do elástico da calcinha).

Além disso, é importante tomar cuidado para que não haja contato do produto depilatório com as regiões mais sensíveis (até 4 cm da marca do elástico da calcinha), em especial com as proximidades da vagina e do ânus, pois os produtos podem ocasionar danos e outras lesões sérias nessas áreas.

Como depilar a perna com cera quente?

Antes de iniciar a depilação, é sempre recomendável fazer a limpeza da área a ser depilada. Após limpá-la, certifique-se de que a pele esteja completamente seca antes de iniciar a depilação.

Assim, a recomendação é incorporar o processo pré-depilatório com o produto correto. Dessa forma, otimizando a aderência da cera e, consequentemente, proporcionando melhores resultados.

A remoção de resíduos de cera deve ser feita conforme o tipo utilizado, seguindo as orientações da embalagem.

Passo a passo da depilação com cera quente

No caso de cera quente, coloque-a em um recipiente e derreta-a em banho-maria. Mexa a cera com uma espátula de forma que fique homogênea, até atingir a consistência de um xarope grosso. Verifique a temperatura da cera, colocando uma pequena quantidade dela na palma da mão ou no antebraço. Ela deverá estar em uma temperatura suportável para a pele. Para iniciar a depilação, espalhe a cera pela superfície da pele com uma espátula de madeira conforme recomendamos a seguir:

  • Pernas e braços: aplique uma camada espessa de cera no sentido do nascimento dos pelos, formando tiras de 3 a 4 cm de largura.
  • Axilas: ao aplicar a cera, levante o braço, deixando a pele esticada. Forme uma tira de 3 a 4 cm de largura de cera, no sentido do crescimento dos pelos. Remova no sentido contrário.
  • Virilha: aplicar a cera levemente por partes nesta região no sentido do crescimento dos pelos e remova no sentido contrário.

Em qualquer área, após a aplicação e quando a cera estiver ficando opaca, puxe-a na direção oposta à do crescimento dos pelos. Importante: estique bem a pele no momento de retirar a cera. Se ao puxar a cera quebrar, aplique outra camada por cima e puxe em seguida. 

Após a depilação, utilize um óleo corporal para remover os últimos resíduos de cera e aplique um gel ou creme hidratante para refrescar e aliviar a pele. No caso de pelos encravados, após 48 horas inicie o uso de um esfoliante (dia sim, dia não), até sentir que eles ficaram liberados da pele. Utilizar o esfoliante apenas 48 horas antes ou após o processo de depilação.

A região depilada merece descanso; portanto, aconselhamos não friccionar o local depilado nem usar produtos alcalinos por 24 horas.

Quais cuidados tomar com a cera quente?

Em relação à depilação com cera quente, existem dois riscos. O primeiro ocorre quando há quebra da cera quente ao puxá-la. Nesse caso, aplicar mais uma fina camada de cera sobre a que está na pele e remover logo em seguida.

Já a segunda situação se dá quando sobram resíduos de cera ao final da depilação. Assim, nesse caso, o indicado é retirá-los com um removedor depilatório específico à base de óleo.

como-depilar-cera-depilação

Qual a importância dos produtos pós-depilatórios?

Os produtos pós-depilatórios auxiliam a retirar possíveis resíduos, além de hidratar a área depilada, assim, mantendo a pele macia.

Cuidados com a depilação das axilas

Quais as vantagens dos cremes depilatórios em relação às lâminas?

A depilação com lâminas é superficial; dura cerca de três a quatro dias.  Por outro lado, a depilação com cremes, por atuar inclusive dentro dos poros, removendo os pelos mais próximos de sua raiz, podendo durar de sete a dez dias.

Outra vantagem dos cremes depilatórios, ao contrário das lâminas, é que a pessoa não corre o risco de cortar a pele quando o utiliza para remover os pelos.

Em contrapartida, pode-se utilizar a mesma lâmina em diferentes partes do corpo, enquanto creme depilatório deve ser específico para o seu tipo de pele e para a área que deseja depilar. Não se deve usar um creme depilatório para o corpo no rosto, por exemplo.

Contudo, o creme depilatório, por possuir vitaminas em sua composição, hidrata ao mesmo tempo que depila.

Dessa forma, em ambos os métodos, para reduzir o encravamento dos pelos, a indicação fica para o uso de um esfoliante corporal, que remove as células mortas e deixa a pele pronta para o pelo atingir sua superfície. Esse produto também deixa a pele preparada para receber hidratação. Ademais, a indicação fica para usar o esfoliante 48 horas antes ou 48 horas após a depilação.

Como fazer a depilação masculina?

A depilação masculina pode ser feita no peito, nas costas, nos braços e nas pernas. Ao contrário da depilação feminina, a masculina exige ainda mais cuidados devido à grossura dos pelos e sua quantidade avantajada.

Alguns produtos para depilação feminina, por exemplo, não são eficazes para homens, pois a quantidade de química existente no produto feminino e o tempo de ação não serão suficientes para a remoção desses pelos.

 Além disso, é bom lembrar que é terminantemente proibido o uso de ceras, cremes e loções depilatórios para fins de barbear.

Para a depilação masculina corporal em casa, a melhor alternativa é utilizar um creme depilatório masculino. Alternativamente, para uma depilação masculina de salão de estética, recomenda-se uma cera roll-on For Men.

Como organizar itens de depilação na farmácia?            

A diretora da Connect Shopper e consultora de varejo e consultora de shopper marketing, Fátima Merlin, indica as seguintes dicas para organizar corretamente a categoria na farmácia:

  • Pense na categoria como uma solução

Hoje, o que há de mais moderno é pensar as categorias como soluções e executá-las no ponto de venda (PDV) levando em consideração os momentos de uso e consumo e a árvore de decisão do shopper (hierarquia de decisão).

  • Para as mulheres

Os produtos depilatórios estão relacionados ao universo íntimo feminino, portanto, o varejista pode reuni-los com os vários tipos de absorventes, sabonetes íntimos e tudo que esteja associado a esse momento.

  • Para os homens

Sobre o universo masculino, o varejista pode oferecer os cremes depilatórios junto com a categoria de cuidados com a barba. Isso porque estudos mostram que os homens se sentem desconfortáveis quando precisam interagir com esses itens no mesmo espaço destinado às mulheres.

  • Nas gôndolas

Outra recomendação importante é expor os produtos de maior valor agregado para o de menor, abrindo com aparelhos premium até os mais simples, seguindo com os cremes depilatórios e, por último, as folhas.

Qual o sortimento ideal para a farmácia?

Para maximizar os resultados, é fundamental adequar o mix de produtos, sem excessos ou carências, bem como avaliar as tendências e inovações da categoria. Recomenda-se oferecer pelo menos uma variante de cada tipo de produto: creme depilatório corporal masculino, creme depilatório corporal feminino, creme depilatório para buço feminino, folhas prontas corporais, folhas prontas faciais, óleo pós depilatório, cera quente 250g, cera morna roll-on e lenços TNT. 

Para pontos de venda premium, recomenda-se também a venda dos aparelhos aquecedores de cera morna em roll-onAlém disso, vale, ainda, garantir que seja uma marca líder de categoria, rentável e bem posicionada em termos de preço. 

Melhor ainda se houver a oferta de materiais no ponto de venda que ofereçam informações relevantes, além de desenvolver comunicações e promoções direcionadas ao consumidor.

Lançamentos imperdíveis para a sessão de depilação da sua farmácia 

A DepiRoll traz ao mercado a linha Coconut Oil, que é composta por cremes e folhas prontas para depilação em versões para corpo, buço e sobrancelhas.

Formulados com óleo de coco, os produtos prometem remover pelos com praticidade, rapidez e eficácia, enquanto nutrem a pele.

Indicados para depilação caseira, eles têm o aroma da fruta e também proporcionam à pele benefícios encontrados no óleo extraído da fruta, tornando a depilação mais fácil e confortável.depilação depiroll

Composto por 100% de ácidos graxos e lipídeos, o ingrediente auxilia na nutrição da pele e constrói uma barreira protetora que ajuda a manter a umidade e os níveis de hidratação.

Como penetra nas camadas mais profundas da derme, ele também auxilia no fortalecimento e na flexibilidade dos tecidos.

Ademais, além do óleo de coco, os itens da linha contêm vitamina E na formulação, nutriente de fácil absorção e ação antioxidante. Assim, ajuda na eliminação de radicais livres e retarda os sinais de envelhecimento.  

A linha completa inclui: Creme Depilatório Buço Coconut Oil, Creme Depilatório Corporal Coconut Oil, Folhas Prontas para Depilação Suave Corporal Coconut Oil e Folhas Prontas para Depilação Suave Facial Coconut Oil. 

Conclusão 

A depilação é um processo para eliminação de pelos, que pode ser feito com diferentes métodos.

A escolha do método varia de acordo com a necessidade, tipo de pelo, sexo, região a ser depilada, entre outros fatores.

Dessa forma, para um melhor resultado, a indicação fica para realizar uma esfoliação do local cerca de 48 horas antes da depilação, bem como seguir as recomendações do pós-depilatório.

Além disso, é importante sempre seguir as recomendações da embalagem, respeitando as indicações do fabricante. 

Ademais, se você é empreendedor de farmácia, vale a pena estar de olho nas melhores estratégias para oferecer produtos de marcas líderes, de maior rentabilidade, para os diversos tipos de depilação e organizá-los nas gôndolas apropriadamente, sempre garantindo a oferta dos diversos lançamentos da categoria.

Fontes: Guia da Farmácia e DepiRoll

Fotos: Shutterstock 

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário