Farmarcas monta estratégia de crescimento focada em digitalização para 2023

A previsão da Farmarcas é concluir 2022 tendo inaugurado 121 lojas e em 2023, inaugurar mais 124 lojas

O Conexão Farmarcas de 2022 mostrou importantes números da administradora de redes associativas de farmácias, comprovando o papel de protagonismo que a entidade apresenta atualmente no mercado.

No evento, o presidente da Farmarcas, Edison Tamascia, contou um pouco sobre as ações do ano que passou, marcado com a comemoração dos dez anos da entidade.

“Depois dos primeiros dez anos de sucesso, temos que olhar para frente e por isso planejamos muitas ações para atingirmos nossos objetivos. Essencialmente para 2023 investiremos fortemente na digitalização cada vez maior de toda nossa estrutura e também do consumidor. Nosso objetivo é, independente de como será o futuro, estamos nele”, analisou Edison Tamascia.

Números

Para um panorama do cenário da Farmarcas no varejo, Cesar Bentim, diretor de relacionamento e parceiros estratégicos no IQVIA (empresa que auditora o mercado farma), mostrou números positivos.

De acordo com os dados referentes ao mês de setembro, nos últimos 12 meses a Farmarcas já atingiu R$ 6 bilhões de faturamento. Posicionando o grupo como o quarto maior agrupamento de farmácias do mercado e crescendo 26,5% no período analisado. O mercado como um todo cresceu 15,4%.

Esse dado é muito acima dos outros canais, independentes da maturidade das lojas. Puxando dados retroativos de cinco anos, o mercado cresceu 58,3% e a Farmarcas cresceu 226,9%. Esse dado foi alavancado em 162,5% no volume de vendas de produtos e 42% em lojas novas.

Em relação ao market share, hoje a Farmarcas já representa 1,6% do mercado em número de lojas e no faturamento já atinge, 3,6% de todo valor faturado no varejo farma.

De acordo com o diretor executivo da Farmarcas, Paulo Costa, esses números são frutos de um modelo que é muito bem-sucedido. “Isso é resultado de vários fatores, principalmente os cuidados diários com que tratamos de toda a cadeia que faz parte do cotidiano da Farmarcas. Relembrando que em 2020 a empresa queria dobrar o faturamento, que era de R$ 3,8 bilhões até 2025, o que daria 7,6 bilhões. Contudo, neste ano já atingimos R$ 6 bilhões e se projetamos um crescimento de, no mínimo, de 20% nos próximos anos, assim, devemos chegar nesse objetivo já em 2024”, conta o executiivo.

Lojas

A previsão da Farmarcas é concluir 2022 tendo inaugurado 121 lojas e em 2023, inaugurar mais 124 lojas.

Com isso, a empresa deve fechar o ano com 1410 lojas.

Para que isso tudo funcione a empresa investe pesado em profissionais qualificados, sendo que saltou de 213 colaboradores no início do ano para 259 atualmente. Além de já projetar a contratação de 51 novos profissionais para 2023, chegando a 310 colaboradores.

Atualmente são muitos os projetos desenvolvidos pela entidade e grande parte desses foram apresentados no Conexão Farmarcas em apresentações dos diretores Fábio Chacon, Diretor Comercial; André Costa, Diretor Administrativo; Ângelo Vieira, Diretor de Comunicação e Operações; e Marcelo Dantas, Diretor de Inovação.

Fonte: Farmarcas

Foto: Febrafar

Deixe um comentário