FGV exibe evento “Back to Basics no Varejo”

Realizado hoje, na capital paulista, encontro apresentou como o conceito “Back to Basics" é essencial para que a empresa seja competitiva e rentável

O Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGVcev) realizou, hoje (16/10), o evento “Back to Basics no Varejo: O que é essencial para que a empresa seja competitiva e rentável”, na capital paulista. O objetivo foi apresentar conceitos que possam otimizar e facilitar o dia a dia do varejo brasileiro.

O primeiro palestrante do dia no evento “Back to Basics” foi o o professor Juracy Parente, da FGVcev, que pontuou os sete principais ingredientes de sucesso de uma empresa: 1) estratégia clara e diferenciada; 2) eficiência na execução; 3) foco no cliente; 4) parcerias e alianças; 5) inovação; 6) liderança e alinhamento; 7) construção da marca.

Segundo Parente, o valor de uma companhia é feito de acordo com o benefício e o valor. Por exemplo: uma loja pode não oferecer muitos benefícios, mas entregar preços competitivos. Porém, se outro estabelecimento proporcionar mais benefícios pelo mesmo preço para o consumidor, a primeira opção perde valor. “O grande desafio é que o varejo saia do “buraco negro” da média de todo o mercado. A empresa precisa se destacar e isso pode acontecer de diversas maneiras: ser mais barato, ter o melhor serviço, oferecer maior conveniência, ser o maior ou criar mais emoção”, disse.

Gestão do estoque

Outro destaque do evento “Back to Basics” foi o CEO da RTC Brasil, Romualdo Teixeira, que falou sobre a importância da gestão de estoque. “As empresas chegam a perder 4% de seu estoque. Se elas lucram entre 2% e 4%, essa porcentagem pode ser crucial”, afirmou o executivo.

Para ele, a gestão de estoque inicia-se na análise da capacidade financeira para garantir o modelo de negócios e permeia toda a cadeia de abastecimento. Por isso, também é importante que existam pessoas que cuidem quase que exclusivamente dessa gestão ao invés de somente uma área – como logística ou comercial.

Gestão de pessoas

No seu espaço durante o “Back to Basics”, a CMO do Great Place do Work Brasil (GPTW), Tatiane Tiemi, mostrou que cuidar das pessoas é cada vez mais importante. Ela também apontou alguns argumentos para uma empresa ser considerada boa para se trabalhar. “O colaborador precisa ter orgulho de trabalhar na empresa, sentir-se bem com seus companheiros e acreditar que a empresa tem credibilidade, respeito e imparcialidade.” Aliás, uma pesquisa da GPTW comprovou que conforme aumenta a satisfação do colaborador, cresce a confiança também do cliente.

Planos de expansão

Por fim, o “Back to Basics” contou com a participação do diretor de expansão e operações da Drogaria Onofre, Mathias Adorno, que frisou os desafios de se transformar de uma empresa familiar em uma multinacional quando ocorreu a venda da Onofre para a gigante americana CVS. De acordo com o executivo, primeiro é preciso mudar a cultura das pessoas para as transformações – como de canais digitais e off-line – para que a implementação de novos projetos seja feita da melhor maneira possível.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Guia da Farmácia

 

 

 

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário