fbpx

FGV exibe evento “Back to Basics no Varejo”

Realizado hoje, na capital paulista, encontro apresentou como o conceito “Back to Basics" é essencial para que a empresa seja competitiva e rentável

O Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGVcev) realizou, hoje (16/10), o evento “Back to Basics no Varejo: O que é essencial para que a empresa seja competitiva e rentável”, na capital paulista. O objetivo foi apresentar conceitos que possam otimizar e facilitar o dia a dia do varejo brasileiro.

O primeiro palestrante do dia no evento “Back to Basics” foi o o professor Juracy Parente, da FGVcev, que pontuou os sete principais ingredientes de sucesso de uma empresa: 1) estratégia clara e diferenciada; 2) eficiência na execução; 3) foco no cliente; 4) parcerias e alianças; 5) inovação; 6) liderança e alinhamento; 7) construção da marca.

Veja Mais

Segundo Parente, o valor de uma companhia é feito de acordo com o benefício e o valor. Por exemplo: uma loja pode não oferecer muitos benefícios, mas entregar preços competitivos. Porém, se outro estabelecimento proporcionar mais benefícios pelo mesmo preço para o consumidor, a primeira opção perde valor. “O grande desafio é que o varejo saia do “buraco negro” da média de todo o mercado. A empresa precisa se destacar e isso pode acontecer de diversas maneiras: ser mais barato, ter o melhor serviço, oferecer maior conveniência, ser o maior ou criar mais emoção”, disse.

Gestão do estoque

Outro destaque do evento “Back to Basics” foi o CEO da RTC Brasil, Romualdo Teixeira, que falou sobre a importância da gestão de estoque. “As empresas chegam a perder 4% de seu estoque. Se elas lucram entre 2% e 4%, essa porcentagem pode ser crucial”, afirmou o executivo.

Para ele, a gestão de estoque inicia-se na análise da capacidade financeira para garantir o modelo de negócios e permeia toda a cadeia de abastecimento. Por isso, também é importante que existam pessoas que cuidem quase que exclusivamente dessa gestão ao invés de somente uma área – como logística ou comercial.

Gestão de pessoas

No seu espaço durante o “Back to Basics”, a CMO do Great Place do Work Brasil (GPTW), Tatiane Tiemi, mostrou que cuidar das pessoas é cada vez mais importante. Ela também apontou alguns argumentos para uma empresa ser considerada boa para se trabalhar. “O colaborador precisa ter orgulho de trabalhar na empresa, sentir-se bem com seus companheiros e acreditar que a empresa tem credibilidade, respeito e imparcialidade.” Aliás, uma pesquisa da GPTW comprovou que conforme aumenta a satisfação do colaborador, cresce a confiança também do cliente.

Planos de expansão

Por fim, o “Back to Basics” contou com a participação do diretor de expansão e operações da Drogaria Onofre, Mathias Adorno, que frisou os desafios de se transformar de uma empresa familiar em uma multinacional quando ocorreu a venda da Onofre para a gigante americana CVS. De acordo com o executivo, primeiro é preciso mudar a cultura das pessoas para as transformações – como de canais digitais e off-line – para que a implementação de novos projetos seja feita da melhor maneira possível.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Guia da Farmácia

 

 

 

 

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário