Um estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que entrevistou cerca de 80 agentes do varejo para conhecer suas dificuldades e necessidades, constatou que a gestão de pessoas é um grande desafio para 71% deste setor. “A administração dos talentos de uma empresa é, e sempre será, um problema. Diferentemente da tecnologia que é controlável, o ser humano possui o componente emoção e isso dificulta o gerenciamento da força de trabalho. Esse é um dos motivos que faz com que a inteligência artificial ganhe cada vez mais espaço”, analisa o presidente da entidade, Guto Ferreira. A pesquisa indicou, ainda, que a competitividade com outros players é uma dificuldade para 57% dos entrevistados.
Objetivos do estudo
O setor varejista brasileiro passa por grandes transformações. As tecnologias que vem surgindo fazem com que ocorra evoluções em diversos modelos de negócios. Com margens de lucro cada vez menores e a competitividade com o comércio online, o varejo sente a necessidade crescente de aprimorar e incorporar novas tecnologias, em busca por sucesso nas vendas. Pensando nisso, a ABDI criou o ProVa, espaço de inovação e testes dedicado ao setor varejista, que visa novos experimentos e inovações. E para que o ProVa seja cada vez mais eficaz e assertivo, a ABDI desenvolveu este estudo, que entrevistou cerca de 80 agentes do setor para conhecer suas dificuldades e necessidades, como entidades de classe, governo, fornecedores e startups da área. A pesquisa foi realizada entre os meses de março, abril e maio de 2018.
Fonte: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
Imagem: Shutterstock