Grupo Tapajós quer triplicar farmácias franqueadas em 2023

Companhia inaugura 15 unidades da Flexfarma em dois meses e prevê 60 até o fim do próximo ano

Líder do mercado farmacêutico na Região Norte, o Grupo Tapajós acelera a expansão da bandeira popular Flexfarma por meio do sistema de franquias. Só em dezembro foram seis grandes inaugurações, totalizando 20 lojas franqueadas.

Dessa maneira, então, a meta para 2023, ainda mais ambiciosa, é triplicar o volume de PDVs nesse formato.

O projeto teve início em maio de 2021, envolvendo duas unidades na Região Metropolitana de Manaus (AM). A companhia projetou o retorno sobre o investimento em 12 a 24 meses, mas o rápido resultado alcançado pelos franqueados foi a senha para antecipar os planos de crescimento, que se estendem ao interior do Amazonas.

“Nosso principal foco está no estímulo aos empreendedores das farmácias independentes, que encontram na franquia uma alternativa para impulsionar seu negócio. Mas agora começamos também a atrair o interesse de empresários de outros setores, dispostos a pegar carona na evolução do varejo farmacêutico”, avalia a gerente de franquias Suelen Oliveira.

Atrativos para os franqueados

Fundada em 2011, a Flexfarma mantém dez lojas próprias e 20 franquias na cidade de Manaus (AM). Tem como proposta ser uma rede econômica, mas com um diversificado mix de medicamentos, produtos de perfumaria e conveniência.

“O empreendedor que aderir ao modelo encontrará uma bandeira consolidada na região, com 1,4 milhões de produtos comercializados por mês. Isso equivale a encher 33 vezes a Arena Amazônia”, destaca a executiva.

Outro diferencial para os futuros franqueados é a Distribuidora Tapajós, que atende 3,1 mil clientes mensalmente e reúne um portfólio superior a 9 mil SKUs.

“Nossa divisão de atacado farmacêutico é um facilitador para a operação logística, especialmente em uma região geograficamente desafiadora, e assegura melhores condições de precificação”, argumenta.

As farmácias também passam a ter acesso a mais de 400 empresas que mantêm convênios locais com o grupo, para a gestão de benefícios em medicamentos para funcionários e colaboradores.

Os franqueados não pagam taxa de adesão e estão isentos da taxa de royalties por seis meses.

Os interessados em se unir ao Grupo Tapajós precisarão seguir o manual de operação da marca, firmar o compromisso de compra na distribuidora e ter uma cota mínima de vendas originárias do atual portfólio.

“Em contrapartida, supervisionamos o franqueado na montagem da loja, no acompanhamento dos indicadores e na realização de campanhas no PDV. Disponibilizamos para a farmácia todas as peças institucionais de marketing, que têm o apresentador Rodrigo Faro como garoto-propaganda e a mascote oficial Dona Flexia”, explica.

Números do mercado

No Brasil, enquanto 25% das pequenas empresas fecham nos dois primeiros anos, o percentual cai para 5% no segmento de franquias.

De acordo com dados da consultoria IQVIA, o setor de franquias responde por 17% do faturamento do mercado farmacêutico brasileiro, mas chega a ter 34% de participação em categorias como genéricos e medicamentos isentos de prescrição (MIPs).

Fonte: Grupo Tapajós

Foto: Divulgação

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