PDV

Guia da Farmácia: Consulta Pública da RDC 44/09 é pauta de novembro

Espera-se que a atualização da resolução amplie a possibilidade de prestação de serviços no canal

A edição de novembro da revista Guia da Farmácia trata de um tema que tem mobilizado todo o setor. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu Consultas Públicas (CPs) para que o público possa opinar sobre a atualização das Resoluções de Diretoria Colegiada (RDC) 44/09, que dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas; e a RDC 302/05, que dispõe do Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos.

Espera-se que, com essas discussões, haja mais clareza de tecnologias que poderão ser usadas dentro do ambiente farmacêutico.

Quer assinar o Guia? Clique Aqui!

Igualmente, espera-se a ampliação da prestação de serviços, indo além do atual exame de ponta de dedo para aferição da glicemia capilar – o único autorizado para o canal até o momento.

Apesar da necessidade de atualização das Resoluções, que datam de 2009 e 2005, há posições contrárias ou, ao menos, que tratam o tema com ressalvas.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Marcos Machado, é contra fazer com que os “serviços farmacêuticos” se abram para um leque muito maior, chamado de “serviços para a saúde”.

Já Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), por exemplo, se posiciona contra à CP envolvendo a RDC 302/05, por entender que “a proposta representa uma desvalorização dos Laboratórios Clínicos”.

Quer assinar o Guia? Clique Aqui!

Assim, nesta reportagem da edição de novembro da revista Guia da Farmácia, os leitores poderão conferir as principais opiniões e expectativas sobre o tema.

Outros destaques da edição de novembro do Guia da Farmácia

guia da farmácia novembro checkout

  • Negócios: a edição de novembro da revista Guia da Farmácia indica como agilizar a área do checkout. Afinal, pelo medo de infecção pela Covid-19, os consumidores esperam por rapidez e segurança no ambiente de compras.
  • Especial Saúde: a fim de garantir excelência no atendimento ao consumidor, o Especial Saúde traz uma gama de problemas que podem gerar dúvidas no balcão. Diarreia, febre infantil, estresse e diabetes são alguns dos assuntos tratados. Afinal, o bom atendimento é um dos principais caminhos para garantir a preferência dos clientes.
  • Entrevista: o bate-papo da edição de novembro do Guia da Farmácia é com o CEO da Megalabs, Marcelo Forti. Assim, o executivo conta que, neste ano, a companhia se consolidou na área dermatológica e ainda anunciou seus planos de crescimento neste mercado.
  • Atualidade: legalização do cultivo da cannabis para uso medicinal e industrial já beira à realidade e espera-se que medicamentos com essa base possam, em breve, ajudar em casos de epilepsia refratária, dores crônicas, Alzheimer, Parkinson, enxaqueca, insônia e autismo.

Quer assinar o Guia? Clique Aqui!

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Guia da Farmácia: edição de setembro homenageia os farmacêuticos

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário