Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Mercado»Ifepec divulga perfil do consumidor pré Covid-19
    Mercado

    Ifepec divulga perfil do consumidor pré Covid-19

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia1 de julho de 2020Atualizado em:8 de abril de 2024Nenhum comentário2 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    ifepec-divulga-perfil-do-consumidor-pre-covid-19
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    De acordo com uma pesquisa do Instituto Frabrafar de Pesquisas (Ifepec) da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) sobre o comportamento do consumidor no Brasil antes da pandemia da Covid-19, 61,6% dos entrevistados disseram ir a farmácia duas vezes por mês ou mais e 67,2% deles disseram comprar sempre ou quase sempre na mesma farmácia.

    A pesquisa também mostrou que 86,7% dos entrevistados disseram não ter o hábito de pesquisar preços em outras farmácias, e que o tíquete médio da região sudeste, que é o mais elevado do País, ficava em torno de R$ 60,20. Contudo, 64,4% dos entrevistados afirmaram que o fator decisivo para a escolha da farmácia é o preço e só 24,5% afirmaram ser a localização.

    Além disso, 95,5% dos entrevistados afirmaram não encontrar Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) com facilidade no ponto de venda (PDV) e recorrem ao balconista ou farmacêutico.

    Os programas de fidelidade mostraram que continuavam em alta, com 86,5% dos entrevistados afirmando participar de alguma forma de fidelização. Ainda de acordo com a pesquisa, a cada cinco consumidores entrevistados que trocaram de medicamento, quatro substituíram o de marca pelo genérico. 94,8% deles também afirmaram que nunca compraram medicamentos por meios digitais.

    Os dados da pesquisa foram apresentados durante a webinar do Retail Farma Brasil, que aconteceu na semana passada.

    Perfil do consumidor pós Covid-19

    Já de acordo com o diretor da Consumer Health Business Unit da IQVIA, Rodrigo Kurata, a pandemia acelerou um processo que já víamos antes. “O consumidor passou de convencional para evoluído, proativo para o autocuidado, mais tecnológico, com acesso a muito mais plataformas”, destacou.

    Com isso, o PDV precisa se adaptar. “A execução da loja precisa refletir o atual cenário da jornada de compra do consumidor, sem perder a essência da farmácia, que representa para a população brasileira a porta de entrada do ecossistema de saúde, um parceiro de saúde da população, com a assistência farmacêutica sendo um grande diferencial, auxiliando no suporte a adesão ao tratamento”, explicou Kurata que acredita que a Covid-19 impulsionará o fortalecimento do elo do canal farma, além da digitalização do consumidor e o cuidado com a saúde.

    Fonte: Guia da Farmácia

    Foto: Shutterstock

    13ª Convenção e Feira de Negócios comportamento consumidor comportamento consumidor covid consumidor pre covid febrafar IFEPEC
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Febrafar cresce 15,49% em março e varejo farmacêutico 12,9%

    15 de maio de 2025

    Geração Silenciosa à Z: qual o comportamento desses consumidores

    13 de maio de 2025

    Santa Branca lança projeto para fortalecer farmácias independentes

    24 de abril de 2025

    Febrafar comemora 25 anos compartilhando planos para 2030

    8 de abril de 2025

    Varejo farmacêutico projeta crescimento de dois dígitos em 2024

    31 de dezembro de 2024

    Grupo DSG Brasil chega a 2 mil farmácias associadas

    30 de dezembro de 2024
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Anvisa proíbe fabricação e venda de gummy de tadalafila

    15 de maio de 2025

    Febrafar cresce 15,49% em março e varejo farmacêutico 12,9%

    15 de maio de 2025

    Panvel cresce 15,9% no trimestre

    15 de maio de 2025

    Doenças cardiovasculares: mulheres continuam sendo subdiagnosticadas

    15 de maio de 2025

    Pague Menos conquista o Prêmio ESG® com dois cases

    15 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.