Indulgência que gera oportunidades

Chicletes e gomas cumprem um papel de tornar a experiência na farmácia mais prazerosa.

Cada vez mais, as farmácias e drogarias estão buscando ampliar e oferecer um mix diferenciado para o shopper, proporcionando uma experiência de compra mais completa, com itens de conveniência, de rotina, reposição, indulgência, entre outros, abrindo um leque de novas oportunidades de negócios.

Uma categoria que vem ganhando destaque nesse cenário é a de gomas e chicletes. Para o consultor da Mind Shopper, Luan Oliveira, ela contribui com estratégias de aumento de cesta por meio da compra por impulso.

“O checkout, em geral, é o último ponto de contato do shopper na loja e tem um alto potencial para aumento de tíquete, giro e apresentações de lançamentos e novidades. Para muitas categorias, serve como ponto extra, mas para chicletes e gomas é o ponto natural, o que ajuda a impulsionar a categoria dentro deste canal”, diz

Para a Mondelez International, o canal farma proporciona um share alto para a categoria de goma de mascar. A empresa acredita que a exposição é um fator-chave desses produtos, com destaque para o uso de displays fixados no caixa da farmácia ou mesmo nas pontas de gôndolas. Segundo pesquisa da Constant Berkhout, esses formatos aumentam em até 39% a chance de consumo.

Dicas do Gui: Formas de exposição ideal para a categoria

• Todos os itens devem estar com o melhor lado da embalagem voltado para a visão do shopper.
• Produtos da mesma categoria devem ficar juntos
• Nas gôndolas, o ideal é separar as cores das embalagens semelhantes e arrumar as caixas por tamanho
• A fim de impactar os mais diversos tipos de consumidores, o portfólio apresentado deve ser amplo, contemplando mix diversificado de produtos e sabores.
• Manter as gôndolas abastecidas.

E apesar de serem itens de indulgência, o preço também é importante. “Com o poder de compra reduzido devido à inflação, a sensibilidade ao preço acaba sendo alta, então é bem importante que o valor não seja um obstáculo”, finaliza Oliveira.

Foto: Shutterstock

Fonte: Guia da Farmácia

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