Indústria farmacêutica: rastreabilidade de medicamentos e outras tendências tecnológicas

As soluções tecnológicas estão cada vez mais acessíveis e integradas para aprimorar os processos internos e externos do setor farmacêutico. Veja alguns deles

O mercado de indústrias farmacêuticas é um dos segmentos que mais lucram no país, além de apresentar um constante crescimento anual.

Para acompanhar esse avanço tecnológico e manter esse fluxo positivo em crescimento é essencial que o setor tenha sempre uma visão de progresso e esteja atento às novidades.

Conheça as soluções tecnológicas e principais tendências para a indústria farmacêutica.

Rastreabilidade de medicamentos

A rastreabilidade de medicamentos é um conjunto de processos e sistemas utilizados para mapear e gerar um histórico de cada medicamento, desde o processo de produção até a chegada ao consumidor final.

Esse processo traz vantagens tanto para a indústria, que passa a ter um acesso rápido aos lotes de medicamentos, quanto para o próprio consumidor final que terá mais segurança sobre a autenticidade, evitando falsificações e extravios de medicamentos.

Esse recurso é tão importante para a indústria farmacêutica que o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), se tornará lei em abril de 2022.

Inteligência artificial

O uso de softwares na indústria farmacêutica é uma alternativa para aprimorar os processos internos e externos.

Além de garantir a segurança de dados e organização de documentos é possível também adequar a plataforma para customizar os serviços de acordo com as demandas da indústria, influenciando também na otimização de tempo.

Um modelo que vem ganhando cada vez mais espaço na indústria é o SaaS, software como serviço.

Ele hospeda recursos na nuvem e permite o acesso através da internet, sem precisar realizar instalação e configuração do sistema.

Já o Big data é outra ferramenta que ajuda no processo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, através dele é possível processar dados em grandes volumes que podem ser acessados em diferentes plataformas.

Impressão 3D de medicamentos é umas das tendências tecnológicas do setor

A impressão 3D de medicamentos é um campo de pesquisa que vem se expandindo rapidamente.

Esse procedimento viabiliza com que os remédios possam ser fabricados de forma personalizada, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Outra vantagem dessa tecnologia, que tende ganhar mais espaço na indústria em breve, é o aprimoramento das dosagens, que podem ser mais específicas no desenvolvimento do remédio.

Mudança no perfil de consumo

A saúde se tornou uma das principais preocupações dos brasileiros desde a chegada da pandemia, essa nova tendência influencia no consumo de novos tipos de medicamentos e na necessidade de adaptação da indústria.

Outros pontos que contribuem para mudanças no setor são o aumento de medicamentos genéricos e também a a evolução da biotecnologia.

Equipamentos de qualidade

Junto com o uso de novas tecnologias, ter bons equipamentos também dinamizam a produção industrial.

O custo de um equipamento novo costuma ser caro e por isso, em muitos casos não se torna uma opção viável. Uma alternativa que traz muitas vantagens é a compra de equipamentos usados.

A EquipNet, empresa norte-americana  que auxilia seus clientes no processo de negociação de equipamentos industriais usados ou desativados, oferece esse serviço ao comprador.

Ele pode, então, adquirir equipamentos de marcas líderes e em ótimo estado de conservação por um valor acessível.

As tendências tecnológicas passam por grandes atualizações em curtos períodos de tempo,.

Certamente essas mudanças trazem inúmeras vantagens no ambiente industrial e por isso é muito importante que sejam implementadas para aprimorar os processos de produção.

Para quem deseja investir de forma econômica é possível realizar a compra de equipamentos usados de marcas relevantes no mercado com um ótimo preço.

Já as indústrias que optarem pela compra de equipamentos novos podem realizar a venda de máquinas antigas, essa é uma forma de dar uma segunda vida para o equipamento.

Além de também render uma boa oferta que será útil para novos investimentos.

Pague Menos utiliza inteligência artificial e implanta SAP S/4Hana em tempo recorde 

Fonte: SEGS

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário