Investimento em transformação digital no varejo cresce 87%

Pesquisa da SBVC mostra que 0,73% do faturamento bruto dos varejistas são destinados a transformação digital. Acompanhe

Desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com Oasis Lab Innovation Space, a 3ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”.

A pesquisa faz uma radiografia dos investimentos em transformação digital, da automação e treinamento dos funcionários nas empresas do varejo brasileiro.

Assim como também do uso das ferramentas de inteligência artificial nos pontos de venda.

Entre as principais conclusões que o estudo identificou, é o aumento de 87% no investimento em transformação digital (0,73% sobre o faturamento bruto das empresas varejistas).

Para as empresas do varejo, os investimentos em ferramentas utilizadas para a contribuição na transformação digital nas lojas físicas traduzem em melhora da experiência do consumidor.

E também em auxiliar a tomada de decisão do consumidor.

Esses investimentos em T.D., de acordo com os varejistas entrevistados, resumem-se, portanto, em aumento do faturamento em vendas e também no aumento do engajamento do consumidor principalmente em canais digitais.

Ainda de acordo com a análise feita pela SBVC, 97% dos varejistas acreditam que líderes são co-criadores, e trabalham em parceria com seus funcionários.

“Não só para o segmento varejista, mas para o mercado como um todo, a inovação colaborativa e uma cultura de co-criação entre líderes e funcionários são fatores preponderantes para a aceleração digital, que se torna ainda mais relevante neste cenário de pandemia. ”, assegura o Co-Fundador do OasisLab Innovation Space, Hélio Biagi.

Home office e a transformação digital

Outro tema que têm atenção especial dos varejistas é o trabalho remoto, ou “home office”, que, em relação aos anos anteriores, houve crescimento significativo.

Passando, assim,  de 23% em 2019, 62% em 2020, para 85% em 2021 das empresas que fazem seu uso.

Dessa maneira, em relação às principais ferramentas de T.D. utilizadas no atendimento ao consumidor, estão soluções em meios de pagamento (94%) e análises de dados no ambiente online (77%).

Soluções em logística (51%) é destacada como principal ferramenta de implementação nos próximos 12 meses.

“Sem dúvida são conclusões reveladoras, que sugerem uma maturidade da transformação gigital nas empresas. As empresas estão precisando ser muito ágeis, trabalhar em squads, times horizontais, bem como atuar remotamente e usar tecnologia para vencer os desafios e continuar operando”, afirma o Presidente da SBVC, Eduardo Terra.

Faturamento

Para o estudo, as empresas ouvidas foram divididas por faturamento:

  • 33% delas tinham faturamento até 500 milhões.
  • 19% com faturamento entre 500 milhões e1 bilhão de reais.
  • 48% com faturamento acima de 1 bilhão de reais.

E representam, portanto, os maiores players do mercado, de 10 diferentes segmentos do varejo, como: moda, calçados e artigos esportivos, super, hiper, atacarejo e conveniência, lojas de departamento, artigos do lar e mercadorias em geral, drogarias e perfumarias, foodservice, livrarias e papelarias, eletromóveis, material de construção, óticas, jóias, bem como bolsas e acessórios, entre outros segmentos.

Fonte: SBVC

Foto: Shutterstock

 

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