Varejo farmacêutico cresce com investimento em tecnologia mobile

A tecnologia mobile proporciona as farmácias mais agilidade desde a chegada do pedido no centro de distribuição, passando pelo smartphone do motoboy, até a casa do cliente

A tecnologia mobile já é uma realidade no canal farma.

A indústria e o varejo farmacêutico registraram um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, o gasto global com medicamentos deve ultrapassar o valor de US$1,5 trilhão em 2023.

No Brasil, a estimativa é de que mobilize entre US$39 bilhões e US$43 bilhões no mesmo período.

Mas esse aumento também se reflete no faturamento das farmácias que registrou alta de quase 14% de janeiro a outubro de 2020, conforme dados do IQVIA Brasil.

O resultado foi a movimentação de R$113,02 bilhões no mercado farmacêutico no País.

Grupo Dimed

Nesse contexto, o ano de 2020 foi de expansão para o Grupo Dimed, através da sua rede de farmácias Panvel.

O Grupo, com mais de 50 anos de história presente também na indústria, encerrou o ano passado com o maior volume de inaugurações da sua história:

44 novas lojas espalhadas por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Além disso, também abriu um centro de distribuição em São Paulo, ampliando sua atuação para o sudeste do País.

Assim, para 2021, a estimativa é continuar crescendo.

Vendas digitais

Durante o período da pandemia, houve um aumento das vendas digitais, que passaram de 10% em 2019 para 15% do faturamento da Panvel Farmácias em 2020.

Assim, a agilidade das entregas torna-se cada vez mais importante para a companhia, que conta com apoio de tecnologia da uMov.me há cinco anos.

Rastreio em tempo real

A solução criada em parceria com a All.trade – empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções integradas de software – realiza toda a gestão das entregas, desde a chegada do pedido no centro de distribuição, passando pelo smartphone do motoboy, até a casa do cliente.

“A plataforma da uMov.me faz parte da nossa solução omnichannel. Nosso objetivo é tornar o acompanhamento do pedido através da função de rastreio cada vez mais em tempo real”, conta o Diretor de TI – CIO da Dimed Panvel, Alexandre Arnold.

Entrega ágil através da tecnologia mobile

De acordo com o gerente de projeto da uMov.me, Rafael Helm, o resultado é que a entrega dos medicamentos ficou muito mais ágil.

Promovendo mais eficiência e segurança no atendimento ao cliente Panvel.

Ele acrescenta também que os entregadores recebem as informações de suas entregas em seus smartphones e os clientes podem acompanhar sua localização em tempo real.

Todavia, além disso, no momento em que o entregador chega a um endereço e conclui a entrega ele informa via sistema que o serviço foi concluído.

No entanto, caso não haja ninguém no endereço informado, ele pode registrar por foto que esteve no local.

Fonte: Saúde Business

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário