A tecnologia mobile já é uma realidade no canal farma.
A indústria e o varejo farmacêutico registraram um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, o gasto global com medicamentos deve ultrapassar o valor de US$1,5 trilhão em 2023.
No Brasil, a estimativa é de que mobilize entre US$39 bilhões e US$43 bilhões no mesmo período.
Mas esse aumento também se reflete no faturamento das farmácias que registrou alta de quase 14% de janeiro a outubro de 2020, conforme dados do IQVIA Brasil.
O resultado foi a movimentação de R$113,02 bilhões no mercado farmacêutico no País.
Grupo Dimed
Nesse contexto, o ano de 2020 foi de expansão para o Grupo Dimed, através da sua rede de farmácias Panvel.
O Grupo, com mais de 50 anos de história presente também na indústria, encerrou o ano passado com o maior volume de inaugurações da sua história:
44 novas lojas espalhadas por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Além disso, também abriu um centro de distribuição em São Paulo, ampliando sua atuação para o sudeste do País.
Assim, para 2021, a estimativa é continuar crescendo.
Vendas digitais
Durante o período da pandemia, houve um aumento das vendas digitais, que passaram de 10% em 2019 para 15% do faturamento da Panvel Farmácias em 2020.
Assim, a agilidade das entregas torna-se cada vez mais importante para a companhia, que conta com apoio de tecnologia da uMov.me há cinco anos.
Rastreio em tempo real
A solução criada em parceria com a All.trade – empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções integradas de software – realiza toda a gestão das entregas, desde a chegada do pedido no centro de distribuição, passando pelo smartphone do motoboy, até a casa do cliente.
“A plataforma da uMov.me faz parte da nossa solução omnichannel. Nosso objetivo é tornar o acompanhamento do pedido através da função de rastreio cada vez mais em tempo real”, conta o Diretor de TI – CIO da Dimed Panvel, Alexandre Arnold.
Entrega ágil através da tecnologia mobile
De acordo com o gerente de projeto da uMov.me, Rafael Helm, o resultado é que a entrega dos medicamentos ficou muito mais ágil.
Promovendo mais eficiência e segurança no atendimento ao cliente Panvel.
Ele acrescenta também que os entregadores recebem as informações de suas entregas em seus smartphones e os clientes podem acompanhar sua localização em tempo real.
Todavia, além disso, no momento em que o entregador chega a um endereço e conclui a entrega ele informa via sistema que o serviço foi concluído.
No entanto, caso não haja ninguém no endereço informado, ele pode registrar por foto que esteve no local.
Fonte: Saúde Business
Foto: Shutterstock