Varejo farmacêutico cresce com investimento em tecnologia mobile

A tecnologia mobile proporciona as farmácias mais agilidade desde a chegada do pedido no centro de distribuição, passando pelo smartphone do motoboy, até a casa do cliente

A tecnologia mobile já é uma realidade no canal farma.

A indústria e o varejo farmacêutico registraram um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, o gasto global com medicamentos deve ultrapassar o valor de US$1,5 trilhão em 2023.

No Brasil, a estimativa é de que mobilize entre US$39 bilhões e US$43 bilhões no mesmo período.

Mas esse aumento também se reflete no faturamento das farmácias que registrou alta de quase 14% de janeiro a outubro de 2020, conforme dados do IQVIA Brasil.

O resultado foi a movimentação de R$113,02 bilhões no mercado farmacêutico no País.

Grupo Dimed

Nesse contexto, o ano de 2020 foi de expansão para o Grupo Dimed, através da sua rede de farmácias Panvel.

O Grupo, com mais de 50 anos de história presente também na indústria, encerrou o ano passado com o maior volume de inaugurações da sua história:

44 novas lojas espalhadas por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Além disso, também abriu um centro de distribuição em São Paulo, ampliando sua atuação para o sudeste do País.

Assim, para 2021, a estimativa é continuar crescendo.

Vendas digitais

Durante o período da pandemia, houve um aumento das vendas digitais, que passaram de 10% em 2019 para 15% do faturamento da Panvel Farmácias em 2020.

Assim, a agilidade das entregas torna-se cada vez mais importante para a companhia, que conta com apoio de tecnologia da uMov.me há cinco anos.

Rastreio em tempo real

A solução criada em parceria com a All.trade – empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções integradas de software – realiza toda a gestão das entregas, desde a chegada do pedido no centro de distribuição, passando pelo smartphone do motoboy, até a casa do cliente.

“A plataforma da uMov.me faz parte da nossa solução omnichannel. Nosso objetivo é tornar o acompanhamento do pedido através da função de rastreio cada vez mais em tempo real”, conta o Diretor de TI – CIO da Dimed Panvel, Alexandre Arnold.

Entrega ágil através da tecnologia mobile

De acordo com o gerente de projeto da uMov.me, Rafael Helm, o resultado é que a entrega dos medicamentos ficou muito mais ágil.

Promovendo mais eficiência e segurança no atendimento ao cliente Panvel.

Ele acrescenta também que os entregadores recebem as informações de suas entregas em seus smartphones e os clientes podem acompanhar sua localização em tempo real.

Todavia, além disso, no momento em que o entregador chega a um endereço e conclui a entrega ele informa via sistema que o serviço foi concluído.

No entanto, caso não haja ninguém no endereço informado, ele pode registrar por foto que esteve no local.

Fonte: Saúde Business

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário