Labi Exames e Raia Drogasil criam polos de serviços de saúde, com clínicas e farmácias lado a lado

As unidades do Labi Clínica serão abertas ao lado de farmácias da RD e passarão a oferecer consulta médica integrada, exames laboratoriais e vacinas, com pronto atendimento de qualidade e preços acessíveis

Em dezembro de 2021, a Raia Drogasil (RD), por meio da RD Ventures, realizou um investimento minoritário no Labi Exames, visando ampliar a prestação de serviços de saúde aos seus clientes.

No dia 30 de março, como primeira iniciativa fruto dessa parceria, as empresas passam a oferecer polos de serviços de saúde por meio da abertura das primeiras unidades do Labi Clínica.

Que estarão localizadas lado a lado com farmácias da RD, de forma a oferecer, em um único polo de serviços, conjunto completo de soluções de saúde para os clientes.

Além dos serviços já prestados pelas atuais unidades do Labi Exames, como a realização de exames laboratoriais, testes e check-ups.

Além de também a aplicação de vacinas, as unidades do Labi Clínica também passarão a oferecer Consultas Médicas Integradas.

Dessa maneira, então, as consultas médicas integradas serão realizadas por uma equipe de saúde formada por enfermeiros presentes no local e por médicos.

Os quais, atenderão os pacientes via teleatendimento, com custo de apenas R$ 69.

Bairros escolhidos pela Labi Exames e pela RD

Para a implantação das primeiras unidades do projeto, foram escolhidos os bairros do Grajaú e da Brasilândia, nas Zonas Sul e Norte de São Paulo, respectivamente.

Com um espaço de 280m², a ideia é levar saúde de qualidade, com preço acessível, para regiões mais afastadas do centro e com maior concentração de pessoas sem seguro de saúde.

“O Labi Exames é conhecido por seu propósito de oferecer saúde de qualidade e sem complicação. Com o lançamento do Labi Clínica, passamos a reunir consultas, exames e vacinas em um só lugar, conectando e integrando profissionais de saúde para oferecer um pronto atendimento ágil, moderno e eficiente em um único local”, explica o presidente do Labi Exames, Marcelo Noll Barboza.

O que diz a RD

“O investimento no Labi teve por objetivo ampliar a prestação de serviços de saúde aos nossos clientes. Além da dispensação de medicamentos, da venda de produtos de saúde, beleza e bem-estar e da realização de serviços farmacêuticos nas nossas farmácias, o Labi nos permitirá oferecer também exames laboratoriais, testes, check-ups, vacinas e consultas médicas integradas, seja nas clínicas e unidades do Labi ou na residência dos clientes. Hoje, com a criação dos primeiros polos de serviços de saúde, damos um passo a mais, reunindo todos esses serviços em um único complexo físico, oferecendo nível inédito de conveniência e acessibilidade para os clientes tanto da RD como do Labi em regiões que tanto carecem de atenção. Pretendemos no futuro integrar esses serviços também de forma digital para os nossos clientes”, complementa, então, o CEO da RD,   Marcílio Pousada.

Consulta médica integrada 

Literalmente ‘parede com parede’ com as farmácias da Raia Drogasil, o Labi Clínica aposta no conceito de consulta médica integrada.

A partir, então, de um modelo híbrido, que alia os cuidados do atendimento presencial, por meio de enfermeiros presentes no local, com a eficiência e acessibilidade da teleconsulta.

Que permite que profissionais qualificados, atuantes hoje nos principais centros de medicina, estejam disponíveis em regiões mais afastadas por um preço de consulta acessível.

Os clientes serão atendidos inicialmente por enfermeiros, que farão a triagem do paciente, incluindo anamnese, medição dos sinais vitais e avaliação dos sintomas.

Em seguida, o paciente será encaminhado para consulta por vídeo com o médico.

Com o acompanhamento e suporte da equipe de enfermagem presente no local, possibilitando a execução dos protocolos de atendimento presencial que garantem maior assertividade na conduta médica.

Os profissionais ainda terão auxílio de tecnologias, como o TytoCare, equipamento portátil que permite a realização de exames guiados, possibilitando ao médico auscultar, em alta qualidade, pulmões e coração, além de fornecer imagens em alta definição de ouvidos, garganta e pele.

Por fim, o paciente poderá ainda realizar exames laboratoriais no local, caso esses sejam necessários, e desfrutar de retorno gratuito.

Por se tratar de serviço de atenção primária, a clínica atenderá somente questões de saúde do dia a dia, como dores localizadas, problemas respiratórios, gastrointestinais, urinários, infecciosos e de pele.

Também estará disponível o acompanhamento de condições crônicas, como diabetes, hipertensão, problemas da tireoide, asma e doenças cardiovasculares.

O paciente com alguma dessas queixas pode se dirigir ao Labi Clínica, então, sem precisar de agendamento.

Embora as unidades do Labi Clínica e da RD estejam lado a lado, as unidades são legalmente distintas e fisicamente independentes.

De forma, então, a garantir o cumprimento irrestrito da legislação por parte de cada empresa.

Inspiração em modelos estrangeiros

 A criação de polos de serviços de saúde pela RD e pelo Labi segue o exemplo do que já vem ocorrendo nos Estados Unidos, onde tanto a CVS Health, por meio da Minute Clinic, como a Walgreens.

Através, então, da parceria com a Village MD, já concentram a prestação de serviços farmacêuticos e de saúde em um único complexo.

Fontes: RD  / Labi Exames – Labi Clínica

Foto: RD

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário