Levantamento do CRF-SP constata desabastecimento de IFAs nas indústrias, importadoras e distribuidoras

Os farmacêuticos relataram os principais motivos para o desabastecimento de itens necessários para a produção de medicamentos

Após dois levantamentos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) constatarem o desabastecimento de medicamentos em farmácias e drogarias, desta vez, os dados confirmaram a falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nas indústrias, importadoras e distribuidoras.

Por meio, então, de um questionário disponibilizado no portal e redes sociais do CRF-SP, os farmacêuticos informaram quais IFAs estão em falta.

Além de também relatarem os principais motivos para o desabastecimento de itens necessários para a produção de medicamentos.

A saber, ao todo foram 88 respostas válidas colhidas de 12 a 31 de agosto de 22, sendo que a maior parte dos respondentes (92,05%) atua em estabelecimentos privados.

Independentemente da natureza jurídica, 64,77% dos farmacêuticos que responderam ao questionário relataram sofrer com o desabastecimento de algum dos itens mensurados no levantamento.

Sendo que 55,68% informaram o desabastecimento de IFAs, 17,05% de excipientes e 12,50% de insumos para manutenção de máquinas.

Desabastecimento de IFAs

Quanto aos IFAs, os relacionados à produção de antimicrobianos, analgésicos e antialérgicos foram os mais citados.

Já em relação aos motivos destacados para o desabastecimento estão a escassez de mercado (citada em 69,32% das respostas), preço alto impraticável (39,77%), falha do fornecedor (30,68%) e alta demanda não esperada (29,55%).

Em 3,41% das respostas houve a menção de conflitos de guerra como um dos motivos.

Fonte: CRF-SP

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário