Livro mostra a jornada do paciente com câncer no Brasil

Com relatos sensíveis e pessoais, obra reúne diferentes experiências, em regiões distintas do País, na busca por diagnóstico e tratamento

O câncer figura entre os principais desafios mundiais da saúde. No Brasil, ele representa a segunda causa de morte por doença, atrás apenas de problemas cardiovasculares, e registra mais de 625 mil novos casos por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

São muitos os fatores que contribuem para o avanço da doença, como envelhecimento da população, hábitos alimentares, sedentarismo e predisposição genética, levando cientistas e lideranças em Saúde a buscar mais e melhores alternativas para o bem-estar da população.

livro

O Dilema de PI – Desafios no Caminho do Paciente com Câncer no Brasil”, livro de autoria do jornalista e executivo da Saúde Octávio Nunes, reúne uma série de relatos sensíveis e pessoais, narrados por pacientes de diversas partes do País, para, então, demonstrar a ampla diversidade que a doença representa e proporciona.

Além dos pacientes, também foram entrevistados médicos, pesquisadores, especialistas, líderes da área da Saúde e representantes de organizações não-governamentais para contextualizar as inúmeras questões em torno dos relatos coletados.

A obra aborda principalmente a jornada posterior ao diagnóstico, quando o paciente busca acesso aos tratamentos mais adequados.

Os depoimentos revelam incertezas e inseguranças, especialmente quando o paciente depende apenas o sistema público de saúde.

Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha ilhas de excelência e referência no tratamento do câncer, ele ainda carece de celeridade na incorporação de terapias novas e modernas, muitas vezes mais rapidamente levadas aos planos de saúde.

A própria infraestrutura hospitalar, necessária para diversos tipos de tumores e modalidades terapêuticas, também está frequentemente aquém do desejado.

“O caminho enfrentado é longo, com processos burocráticos, dificuldade para a assistência adequada e acesso a cirurgias, exames e novas tecnologias”, resume, então, o autor, com base nos relatos de pacientes e especialistas.

“O resultado é um sofrimento permanente, com sentimentos de decepção, insegurança, incerteza e dúvidas em relação ao desfecho da doença, situação agravada com a chegada da pandemia”, completa.

O lançamento da obra acontece no próximo dia 30 de novembro (quarta-feira), a partir das 19h, na Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho 915, Pinheiros, São Paulo (SP).

Na ocasião, está previsto um debate no auditório da livraria sobre a jornada do paciente com câncer e os desafios do acesso aos melhores tratamentos, com presença de pacientes, pesquisadores e lideranças em Saúde.

Fonte: Octávio Nunes

Fotos: Divulgação / Shutterstock

Deixe um comentário