Má digestão nas festas de fim de ano

Muitas vezes, azia e má digestão são associadas. No entanto, essas duas condições médicas são diferentes, sendo que a má digestão pode ser, inclusive, um sintoma de azia

A indigestão, ou má digestão, é a sensação de desconforto e/ou dor abdominal superior e de estômago, que pode ser acompanhada de outros sintomas, como fadiga, eructações, enjoos e até vômito.

Sua causa pode ser o excesso de comida, comer muito rápido ou sem mastigar direito, entre outros.

Continue lendo e saiba mais detalhes sobre a má digestão, como prevenir e como aliviar os sintomas.

O que é a má digestão?¹

Chamada pelos médicos de dispepsia, a indigestão ou má digestão é a sensação de desconforto e/ou dor abdominal superior e de estômago, que pode ser acompanhada de outros sintomas, como fadiga, eructações,  entre outros, como veremos em breve.

Muitas vezes, azia e má digestão andam juntas. No entanto, essas duas condições médicas são diferentes, sendo que a má digestão pode ser, inclusive, um sintoma de azia.

Na azia, o paciente apresenta uma sensação de queimação constante no estômago. É como ele sentisse um forte desconforto abdominal, além da queimação, que se espalha pelo corpo.

No caso da má digestão, a pessoa fica com sensação de ter se alimentado em excesso, além de apresentar muita sonolência após a refeição, assim como os enjoos que podem resultar em vômito.

O que causa a má digestão?¹

As causas da má digestão são várias, entre elas:

  • Excesso de comida.
  • Excesso de bebida alcoólica.
  • Comer muito rápido.
  • Comer sem mastigar direito.
  • Ingestão de alimentos muito pesados ou gordurosos.
  • Entre outros.

Justamente pelo excesso de comida e bebidas alcoólicas, além dos alimentos gordurosos e pesados, é comum os casos de má digestão serem mais frequentes durante o período das festas de final de ano, como Natal e Ano Novo.

má-digestão

Sintomas da má digestão¹

  • Sensação de ter comido demais.
  • Eructações.
  • Sonolência.
  • Enjoo.
  • Vômitos, em casos extremos.

Alimentos que causam má digestão²

Gordura e fritura
Alimentos ricos em gordura, como a carne vermelha, batata frita e sorvete, exigem muito do organismo na hora da digestão. Eles causam sensação de estufamento, além de aumentarem as chances de refluxo ácido.

Café
A bebida não é responsável por deixá-lo mais energético e atento, mas também estimula a produção de ácido no estômago, o que pode causar inflamação e resultar em azia e doença do refluxo gastroesofágico.

Alimentos ácidos
Muitas frutas e legumes saudáveis, como laranja, limão e tomate, podem aumentar o risco de refluxo ácido.

Adoçante artificial
O produto prejudica a digestão e pode aumentar risco de inflamação intestinal.

Chocolate
A cafeína contida no chocolate pode provocar azia e os sintomas da síndrome do intestino irritável em pessoas propensas a distúrbios digestivos.

Alimentos processados
Carboidratos refinados encontrados em alimentos como pão branco, refrigerante, batata frita e bolos, aumentam o risco de diabetes tipo 2, doenças do coração e podem causar inchaço, cólicas e outros problemas gastrointestinais.

Temperos picantes
Eles podem causar azia, especialmente se forem consumidos pouco antes de dormir.

Frutas e vegetais
A digestão de alguns alimentos crus pode ser difícil para pessoas com o trato gastrointestinal sensível. Isso porque a alta quantidade de fibras insolúveis podem resultar em diarreia, gases e inchaço.

Como evitar a má digestão?¹

Caso a pessoa tenha os sintomas da dispepsia constantemente, é preciso repensar os hábitos alimentares.

Ter uma alimentação balanceada e equilibrada, evitar o abuso do álcool e mastigar bem os alimentos são boas formas de evitar a má digestão, bem como evitar o consumo de líquidos durante as refeições.

Se mesmo assim o paciente seguir apresentando a má digestão, pode ser recomendado um checkup com o médico gastroenterologista, além de consultar um nutricionista para evitar que a pessoa siga apresentando a má digestão.

Hepatilon, o aliado da sua digestão

O Hepatilon, da farmacêutica Kley Hertz, atua como estimulante digestivo com efeito colagogo e colerético, estimulando a produção e liberação da bile pelo fígado.

Assim, auxiliando a digerir os alimentos gordurosos e favorecendo a digestão.

O Hepatilon está disponível em quatro apresentações: flaconetes, cápsulas, gotas e solução oral, para você escolher qual se adapta melhor a sua rotina e necessidade.

Seu uso é indicado para o tratamento de distúrbios digestivos leves, assim, promovendo a diminuição de cólicas gastrointestinais.

Conclusão

A dispepsia, indigestão ou má digestão é a sensação de desconforto e/ou dor abdominal superior e de estômago, que podem ser acompanhadas de outros sintomas, como a sensação de ter comido demais, eructações, enjoos e até vômito.

Entretanto, algumas medidas simples podem evitar a má digestão, como ter uma alimentação balanceada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e mastigar bem os alimentos.

Já para aliviar os sintomas de má digestão, você pode contar com o Hepatilon, da farmacêutica Kley Hertz, que atua como estimulante digestivo com efeito colagogo e colerético, estimulando a produção e liberação da bile, auxiliando a digerir os alimentos gordurosos e favorecendo a digestão.

 Referências

  1. Rede D’OR São Luiz. Disponível em: www.rededorsaoluiz.com.br/sintomas/ma-digestao. Acesso em: 21/11/2022.
  2. Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Disponível em: www.asbran.org.br/noticias/conheca-os-8-alimentos-que-prejudicam-a-digestao. Acesso em: 21/11/2022.
  3. Bula do Hepatilon. Disponível em: www.kleyhertz.com.br/produto/hepatilon/. Acesso em: 22/11/2022.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

REG. M.S: 1.0689.0155. Hepatilon cápsulas: Extrato seco de Peumus boldus 0,5%, 134 mg. Hepatilon Solução Oral e Flaconete: Extrato 0,1% de Peumus boldus 0,67 mL/10 mL. Indicações: Este medicamento é indicado para o tratamento de distúrbios digestivos leves, atuando na redução de espasmos gastrintestinais (cólicas). Contraindicações: Contraindicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Contraindicado para uso por pacientes com obstrução das vias biliares, cálculos biliares, quadros de inflamação ou câncer no ducto biliar e com câncer no pâncreas, pacientes com doença severa no fígado como hepatite viral, cirrose ou hepatite tóxica. Contraindicado para uso por crianças menores de 6 anos, ou por mulheres grávidas ou lactantes.
“SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”
HEPATILON CÁPSULAS É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA”

SAC 0800 704 9001

Data de publicação da peça publicitária: dezembro/2022

 

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Deixe um comentário