Mapa anuncia concurso público para farmacêuticos

O novo concurso foi autorizado pelo Ministério da Gestão, com a oferta de 19 vagas para farmacêuticos. A portaria foi publicada no DOU desta segunda (9)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu autorização oficial para a realização de concurso público para farmacêuticos e químicos. Este processo seletivo irá disponibilizar um total de 39 vagas, onde 19 serão destinadas às carreiras de farmacêutico no quadro de pessoal do ministério.

A tão esperada autorização para a realização do concurso foi emitida pelo Ministério Público da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), marcando um importante passo no fortalecimento e renovação do corpo de servidores do Mapa. O anúncio oficial desta decisão foi feito através da publicação de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 9 de outubro.

Segundo o documento, a contratação será temporária, para atender necessidade de excepcional interesse público. Os aprovados serão responsáveis por desenvolver atividades relacionadas quanto ao acúmulo de processos de registro de produtos de uso veterinário, agrotóxicos e bebidas no âmbito do Mapa.

Em março de 2022, durante sua Reunião Plenária, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) recebeu Janus Pablo Macedo, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical). Durante esse encontro, foi debatida a viabilidade de um concurso público que abrisse oportunidades para os farmacêuticos brasileiros no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Como resultado dessa importante articulação, hoje o tão aguardado concurso público para profissionais da área farmacêutica foi anunciado.

Na oportunidade, Janus enfatizou porque o farmacêutico é de grande importância para a composição desse quadro, já que muitos deles se aposentaram. “O farmacêutico é responsável pelo controle e garantia da qualidade dos alimentos produzidos pelo nosso País, além de fiscalizar também a fabricação e comercialização dos produtos veterinários, podendo também atuar na adidância agrícola, ou seja, no exterior. O papel desse profissional dentro no Mapa é muito amplo e promissor”, destacou o presidente do ANFFA Sindical.

Os candidatos interessados nessas oportunidades deverão acompanhar atentamente as próximas etapas do processo seletivo, incluindo as datas de inscrição, provas e demais informações relevantes, conforme divulgação a ser realizada pelo Ministério da Agricultura.

CFF regulamenta a atuação do farmacêutico na Aromaterapia e no uso de óleos essenciais

Fonte e Foto: CFF

Deixe um comentário