Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Mercado»Marcas próprias ganham destaque no canal farma e crescem 19,8% em 2018
    Mercado

    Marcas próprias ganham destaque no canal farma e crescem 19,8% em 2018

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia22 de fevereiro de 2019Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    marcas prórpias
    marcas prórpias
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    No segmento de marcas próprias, as farmácias foram as que mais conseguiram se acentuar e totalizaram aumento de 19,8%, passando de R$ 149,35 milhões contabilizados entre 2016 e 2017, para R$ 178,9 milhões, entre agosto de 2017 e agosto de 2018, segundo dados da Nielsen. No canal Cash&Carry, conhecido popularmente como atacarejo, o segmento também apresentou desempenho positivo, com crescimento de 13,5%, saindo de R$ 429,22 milhões para R$ 487,19 milhões, na mesma base de comparação. “Percebemos que a relevância do canal farma vem crescendo nos últimos anos. Em 2018, por exemplo, o faturamento foi 7,7 vezes maior que em 2010. Esta alta é decorrente de uma mudança no comportamento do consumidor, que fomenta uma nova dinâmica de compras”, segundo avalia o diretor de atendimento ao varejo da Nielsen, Roberto Butragueño. “O consumidor procura, no farma, a variedade de sortimento que não encontra no atacarejo, por exemplo. Neste canal, o shopper se permite passar mais tempo nas gôndolas e se mostra aberto para experimentações, o que não é tão comum nos demais”, acrescenta.

    Marcas próprias no canal farma

    Os lares brasileiros estão aderindo cada vez mais às marcas próprias de farmácia. Em 2017, o número de domicílios que efetuaram compra chegou a 1,3 milhão, crescimento de 29% com relação ao ano de 2016. O tíquete médio ficou em torno de R$ 14,26, aumento de 2,3%; e a frequência de compra cresceu em 2%, chegando a 1,5 vezes por lar.

    Neste canal, a aderência é ainda maior entre os consumidores de classe média e os gastos de lares fidelizados aumentou em 6%. “A classe média descobriu os produtos de marcas próprias da rede de farmácia, que se destacam entre os novos lares compradores. Os produtos fidelizam, atraem mais gastos e ganham maior frequência de compra em dois pontos percentuais”, explica.

    Posicionamento com preço intermediário/baixo

    Entre as quinze principais categorias de marcas próprias analisadas pela Nielsen, há uma maior concentração naquelas que se posicionam como marcas de preço médio/baixo (65%), seguidas pelas de preço médio alto (21%) e, por fim, as mais baratas (14%). Entretanto, produtos de preços médios altos foram os únicos que apresentaram crescimento (10,9%). As de preço baixo tiveram retração de 13,5% e médios baixos totalizaram queda de 9,9%. “Quando falamos de marcas próprias, não somente o preço é importante, mas principalmente a forma como a marca se posiciona para o consumidor. Precisa ficar claro para o shopper qual é a proposta de valor entregue, que justifique o preço dela, seja ela uma opção mais barata ou de produto premium (com diferenciais e alto valor agregado)”, diz Roberto Butragueño.

    Fonte: Guia da Farmácia

    Foto: Shutterstock

    Tecnologia e informação são tendências apontadas pela NRF 2019

     

    canal farma marcas próprias Nielsen
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Farmarcas aposta em marcas próprias para crescer

    7 de maio de 2025

    Pague Menos anuncia nova Diretora de Marcas Exclusivas

    15 de abril de 2025

    Ativa Logística reforça operações para o canal farma

    27 de março de 2025

    Além da Curva ABC: por que o varejo farma precisa mudar

    5 de fevereiro de 2025

    Marcas próprias devem crescer 16% em 2025 no canal farma

    4 de fevereiro de 2025

    Bemgloria expande atuação no canal farma em 2025

    7 de janeiro de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Homens são mais vulneráveis a 13 das 20 principais causas de doenças e mortes, aponta estudo

    23 de maio de 2025

    Brasil tem alta de casos de febre Oropuche

    23 de maio de 2025

    Rede Drogal faz mutirão de vagas em Campinas

    23 de maio de 2025

    Influenza A avança pelo Brasil e 20 estados estão em alerta, diz Fiocruz

    23 de maio de 2025

    Espirros, tosse e coceira: por que as alergias pioram no inverno?

    23 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.