Algumas dicas para liderar bem

Colaboradores podem dar sugestões e fazer críticas, além de participarem de decisões que levam ao aprimoramento da empresa, dos produtos e serviços oferecidos

A forma como as empresas se relacionam com seus funcionários vem mudando, assim como a estrutura das organizações. Por isso, o papel do “chefe” também tende a se modificar.  

Para o empresário que administra a sua farmácia, essa realidade é bastante visível. Quanto mais o trabalho colaborativo for incentivado na empresa, mais ela se desenvolve. Colaboradores devem participar dessa evolução e estar motivados. Por isso, a presença de um chefe que seja líder e até um mentor é fundamental.

Existem pessoas que nascem com algumas características para liderar mais desenvolvidas. Mas isso não quer dizer que não é possível desenvolvê-las com o tempo. Liderar é conduzir a equipe com motivação na busca do atingimento dos objetivos. Se conseguir liderar pessoas felizes, elas com certeza produzirão resultados positivos.

Um líder inovador está sempre buscando ser mais cuidadoso com as pessoas; sabe que precisa compreender que cada indivíduo possui um lado social, psicológico, organizacional e também biológico e trabalha bem essas características.

Veja, a seguir, sugestões de como desenvolver a liderança dentro de sua equipe:

Conhecimento: se o líder orienta, ensina e explica os “porquês” das atitudes, a probabilidade de ter mais adeptos é sempre maior. Se o líder está sempre atualizado, estudando, trocando ideias, indo a palestras, mostra que está conquistando mais experiência e sabedoria para compartilhar com os colaboradores.

Respeito: a equipe quer ser ouvida e respeitada. A presença da geração Y (os jovens entre 20 e 29 anos de idade) só reforça essa tendência. O líder só irá obter respeito se respeitar seus liderados.

Foco: as metas traçadas auxiliam a equipe e estimulam os liderados. Ter objetivos de curto e médio prazos ajudam todos a saber aonde, quando e como chegar.

Organização e processos: pessoas organizadas sabem onde estão as anotações e documentos que economizam tempo e sabem praticá-los. Não é preciso usar aplicativos incríveis para ser organizado; anotações continuam valendo se bem organizadas.

Acompanhamento e avaliação: reconhecer nas pessoas habilidades e incentivá-las, fazendo mudanças para que avancem nos projetos. Orientar individualmente é o melhor caminho, a conversa organizada e permanente com a equipe também. Usar a regra do aproveitamento do tempo: conversas curtas, de 10 minutos no máximo, com os grupos antes do início de cada expediente.

Celebrar os resultados: dar feedbacks positivos no dia a dia; falar do desempenho deles para outras pessoas e reuni-los para celebrar conquistas estimula a equipe a vivenciar o clima de amorização, gerando resultados cada vez mais positivos.

A prática organizada dessas sugestões gera um ciclo que cada vez mais praticado, mais gera confiança e admiração. Quem o admirar o seguirá, simples assim! 

Reajuste dos medicamentos

Edição 281 - 2016-04-01 Reajuste dos medicamentos

Essa matéria faz parte da Edição 281 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

Deixe um comentário