As forças que transformam a sociedade e a gestão do seu negócio

A tecnologia,  por exemplo, quando bem trabalhada, é uma propulsora de mudanças

Há três forças básicas que contribuem de forma decisiva para a transformação da sociedade: tecnologia, demografia e economia. A tecnologia foi e será a grande alavanca das transformações de longo prazo da sociedade. A invenção do fogo, da agricultura, da roda, da internet, das mídias sociais e, mais recentemente, da internet de todas as coisas.

No caso do canal farma, a inovação tecnológica mais intensa chegará com a implementação da rastreabilidade, que prestará um serviço importante à sociedade, a qual permitirá o acompanhamento de um item desde a produção até a sua utilização.

A rastreabilidade já é lei e sua implementação, inquestionável. Ela gerará transformações culturais, assimilação de novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Indiscutivelmente, no longo prazo, a rastreabilidade, ao ser implementada em sua potencialidade, colocará o cidadão no centro das decisões. Teremos a oportunidade de adotarmos o conceito de cadeia de demanda. A tecnologia a serviço da saúde de ponta a ponta. É o conceito de economia de serviços totalmente aplicado. Da perspectiva da gestão, criam-se melhores condições para a implementação dos conceitos relacionados com a resposta eficiente ao consumidor.

Entretanto, para que a sociedade e todos os elos da cadeia de demanda se beneficiem com a implementação da rastreabilidade, há que se entender o desafio de se ter um padrão para o fluxo dos medicamentos e também da informação. É importante considerar que a tecnologia é fundamental, mas não passa de um meio para alcançar um propósito maior. A tecnologia cria as condições para prestar um melhor serviço para o cidadão.

Costumo dizer que se a estratégia, pessoas, processos e operação não estiverem alinhados, traz consequências danosas para todos. Se as pessoas não acreditam nos dados disponíveis no sistema para tomar decisões, há uma perda do dinheiro investido, da produtividade e o risco de cometer erros em maior velocidade. A visão estratégica e como esta é implementada e executada no dia a dia é essencial, especialmente em um mundo digital.

Só para citar três exemplos básicos, a estrutura mercadológica ou comercial, o cadastro e como a operadora de caixa faz a leitura dos itens comprados são aspectos que impactam a qualidade dos dados, da comunicação, etc. O que entra, sai.

Entrando dados ruins, sairão dados ruins. São questões básicas, inclusive óbvias, mas infelizmente comuns. A tecnologia está presente em todas as organizações até por questões legais. Faça a tecnologia apoiá-lo na gestão do negócio. Vá em direção ao futuro, começando pelo básico e essencial!


Olegário Araújo

Consultor em inteligência de varejo e consumo

Mercado ilegal de medicamentos

Edição 275 - 2015-10-01 Mercado ilegal de medicamentos

Essa matéria faz parte da Edição 275 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Consultor em inteligência de varejo e consumo. Pesquisador do GVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP. E-mail: [email protected]

Deixe um comentário