fbpx

Comissão ou participação nos lucros: qual a melhor recompensa?

No modelo de participação nos lucros, os funcionários e a empresa vão focar mais na rentabilidade do negócio

Não é novidade para ninguém que, muitas vezes, o balconista está ganhando mais dinheiro que o próprio dono da farmácia. Isso acontece porque, durante a venda, ele foca nos produtos que geram mais comissão.

Imagine-se no lugar dele. Você iria escolher indicar os produtos que dão mais lucro para a farmácia ou os que geram maiores comissões? Claro que seriam os que oferecem as maiores comissões.

Agora, sabendo disso, as grandes redes cortaram a comissão, porque identificaram um problema entre o planejamento e os resultados.

Mas com mudar essa cultura dentro de farmácias menores?

A primeira ação é fazer com que todos os colaboradores do negócio se sintam parte dele e entendam que, se a empresa não estiver dando lucro, todos podem ter problemas. Deixando claro esse ponto, chega o momento de implementar um novo modelo. A sugestão é a participação nos lucros, modelo no qual os funcionários e a empresa vão focar mais na rentabilidade do negócio e se preocuparem como um dono.

Na participação nos lucros, os resultados são de “ganha-ganha”, em que a qualidade, cliente e lucratividade passam a ser foco no negócio. Afinal, deixa-se de considerar a decisão individual e começa-se a mudar para um modelo coletivo de negócio.

Outros pontos importantes na hora de avaliar os resultados nas farmácias são:

  1. Estou formando o preço de venda de forma correta?
  2. Estou categorizando os produtos para medir a lucratividade por categoria?
  3. Minha equipe está indo no caminho que estou planejando, ou o foco é individual?
  4. Tenho qualificado a minha equipe?
  5. Escolho o mix de produto certo, ou vou na “onda” das ofertas?

Agora é o momento de superar obstáculos e fazer acontecer.

Bônus para te ajudar nessa evolução: a SimTax, em parceria com a revista Guia da Farmácia, vai disponibilizar um módulo de lucratividade totalmente gratuito, para você melhorar de vez o negócio. Entre agora no site SimTaxPlay.com.br e faça o módulo completo.

Foto: Shutterstock

Líderes inspiradores

Edição 327 - 2020-02-02 Líderes inspiradores

Essa matéria faz parte da Edição 327 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Jiovanni Coelho