Planejamento estratégico para 2018

Planejar é traçar um plano de ação para o ano, com objetivos, metas e meios para atingí-los

Todo fim de ano, empresas fazem um planejamento para o ano seguinte. Se sua empresa não o fez, a boa notícia é que: ainda dá tempo para planejar 2018!

É momento de analisar o que foi feito em 2017 e verificar se os objetivos foram alcançados; as metas atingidas; e quais os erros e acertos.

Este guia básico e prático de como montar um bom planejamento para 2018 pode ajudá-lo. Siga o passo a passo abaixo:

1- Quem planeja?

Não se é o dono da verdade. Várias cabeças pensam melhor do que uma só. Como gestor ou proprietário, faça a reunião de planejamento com a equipe e monte a equipe básica de planejamento. Lembre-se de que todos os colaboradores, diretores, gerentes e colaboradores devem estar envolvidos, pois são peças fundamentais para atingir os objetivos.

2- Sequência

O planejamento faz parte da visão da empresa, validado por toda a equipe. O plano deve ser iniciado, respondendo as questões abaixo e anotando as respostas.

1) Diagnóstico: onde a empresa se encontra neste momento?

• Analise a situação da empresa em 2017: o que foi feito para o crescimento?

• Faça uma sessão de brainstorming e defina todos os pontos fracos e fortes atuais da empresa (se souber aplique a técnica SWOT).

2) Aonde quer chegar até o fim de 2018?

• Siga a visão definida por todos da equipe e qual o foco para o ano.

• Crie uma lista de cinco a dez objetivos para a empresa atingir até o fim do ano.

3) Como chegar lá?

• Novamente, em sessão de brainstorming, defina as metas anual e periódica para atingir a visão e os objetivos. Defina em consenso a prioridade dessas metas.

• Identifique metas mensais e trimestrais que apoiem o principal objetivo que será alcançado no ano. Verifique a possibilidade de alcançá-lo.

• Certifique-se do envolvimento de todos.

• Determine prazos, recursos e pessoal necessário para se alcançar a primeira meta mensal e as trimestrais, até alcançar o objetivo final.

• Organize as informações de forma a tornar a apresentação, discussão e os controles mais fáceis para poder apresentar a todos os níveis da empresa.

4) Como medir o plano?

• Defina métricas e pessoas para acompanhar o plano. Parte dos membros da equipe é encarregada de monitorar o progresso e efetuar a revisão.

• Aloque recursos suficientes para a implementação do plano.

• Avalie o desenvolvimento mensalmente: as metas de curto prazo e objetivo final. Faça adequações, mas lembre-se de que o plano é o principal documento da empresa e deve ser seguido à risca.

Vale lembrar que o planejamento estratégico pode ser elaborado por períodos diferentes que um ano. Para quem não está acostumado a fazê-lo, sugiro fazer um plano anual, mas detalhar apenas os seis primeiros meses, assim pode ser reconfigurado a cada trimestre.

Que o ano de 2018 seja repleto de prosperidade para todos!

Foto: Shutterstock

Estrelas do mês

Edição 302 - 2018-01-01 Estrelas do mês

Essa matéria faz parte da Edição 302 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].