Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

Unilever avança na redução do plástico com novos designs, produtos concentrados e refil

Por Guia da Farmácia 3 de junho de 2021 Atualizado em: 02 de junho de 2021 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
Unilever-plástico-produtos

A Unilever progride na redução de plástico de seus produtos.

Melhor plástico, menos plástico e nenhum plástico.

É com base nessa diretriz que a Unilever tem feito, então, esforços conjuntos, com o envolvimento de diferentes áreas.

E também de todas as suas marcas de higiene pessoal, cuidados com a casa e alimentos, para reduzir à metade, até 2025, o uso do plástico de uso único.

Portanto, a meta é oferecer ao mercado embalagens seguras, eficientes e ao mesmo tempo mais sustentáveis, que sejam recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.

E que tenham pelo menos 25% de resina de plástico pós-consumo, também faz parte dos compromissos públicos assumidos pela multinacional.

As inovações pioneiras relacionadas à redução de plástico permeiam todas as categorias de produtos.

Exemplos

No portfólio de cabelos da Unilever, TRESemmé foi, então, a primeira a dar início à jornada de substituição do plástico virgem por reciclado em 2018, quando lançou, então, as garrafas mais leves do mercado.

Recentemente, relançou todos os xampus, condicionadores, cremes para pentear e cremes de tratamento em novos frascos feitos com plástico 100% reciclado e reciclável no Brasil e também nos Estados Unidos, dois dos principais mercados para a marca.

No portfólio de alimentos, a inovação veio por meio do pioneirismo em plásticos flexíveis.

Knorr foi premiada em 2020 por trazer pela primeira vez ao mercado brasileiro embalagens de plástico flexível mono-material.

Em produtos para limpeza da casa, a inovação veio através da concentração de fórmula.

OMO para diluir, por exemplo, com fórmula seis vezes mais concentrada, está no mercado em garrafas que utilizam 72% menos plástico e 50% de plástico reciclado.

Dessa maneira, a marca deixou de usar cerca de 580 toneladas de plástico virgem por ano nas embalagens.

Oque equivale, portanto, ao peso de mais de 5 milhões de garrafas que, se enfileiradas, cobririam quatro vezes a extensão de todo o litoral paulista.

Tecnologia a favor

A tecnologia de ativos concentrados permite que os produtos fiquem cada vez menores, demandando menos embalagens que depois viram lixo, menos uso de água no processo de fabricação.

E também menor emissão de gases que causam efeito estufa – pois é preciso muito menos caminhões para transportar as caixas mais leves.

No mesmo caminho, SEDA, Suave, Dove e Clear também já têm ao menos 50% de resina pós-consumo nas embalagens. LUX e Love Beauty and Planet apresentam-se em frascos PET.

Com isso, a Unilever avança cada vez mais na redução do plástico virgem.

Em dois anos, de 2017 para 2019, com investimentos em design e redesign de embalagens, e também na inovação nas fórmulas com o desenvolvimento de produtos concentrados.

Especialmente no portfólio de cuidados com a casa -, e versões em refil, a companhia incluiu 14% mais resina de plástico pós-consumo de embalagens.

A saber, no total, a Unilever devolveu para a economia na forma de plástico reciclado quase 11 mil toneladas de resina pós-consumo. A quantidade é equivalente a 68 aviões Airbus A380F Cargo.

Diariamente, 2,5 bilhões de pessoas no mundo consomem um produto da Unilever.

Responsabilidade socioambiental

“Como organização, entendemos que é preciso um olhar holístico para avançar na agenda da redução do plástico. Por meio do foco em inovação, estamos trazendo soluções disruptivas e eficientes onde toda a cadeia de valor se beneficia. Isso passa por analisar processos, fórmulas, designs, serviços e fornecedores para repensar o impacto dos nossos produtos na sociedade. A responsabilidade socioambiental guia a estratégia de negócios da companhia há mais de uma década, e vamos avançar progressivamente em todo nosso portfólio impactando nossos consumidores, clientes, distribuidores e o nosso negócio”, explica a gerente de assuntos corporativos da Unilever Brasil, Juliana Marra.

Unilever reduz consumo global de água em 49% com gestão eficiente nas fábricas entre 2010 e 2020

Fonte: Unilever

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Saúde Pública em Emergência Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O desafio da fidelização no varejo farmacêutico e o papel da tecnologia

5 de novembro de 2025 Leia mais »

Expansão do Site II impulsiona crescimento no segmento de colírios

3 de novembro de 2025 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Visitas via IA: beleza e farma são destaques

Visitas via IA: beleza e farma são destaques

17 de novembro de 2025
Dormir bem é o novo skincare

Dormir bem é o novo skincare

17 de novembro de 2025
Preparando a farmácia para a Geração Z: comportamento e expectativas

Preparando a farmácia para a Geração Z: comportamento e expectativas

17 de novembro de 2025
Alexandre Spínola é o novo gerente de Marketing da Pague Menos

Alexandre Spínola é o novo gerente de Marketing da Pague Menos

17 de novembro de 2025
Confira os medicamentos mais falsificados no Brasil

Confira os medicamentos mais falsificados no Brasil

17 de novembro de 2025