Aprendizados para 2017

A crise política não chegou a impactar o varejo farmacêutico

Em meu livro Liderança para todos, cito uma frase de Peter Drucker que diz “Gerenciar é fazer direito as coisas, liderar é fazer as coisas certas”. Este é um ponto importante a ser observado, mas que muitos não enxergam; “fazer as coisas certas” passa a ser não só uma prioridade, mas uma obrigação e isso é falar do básico: planejamento, gestão em todas as suas formas, eficiência e eficácia. 

A preparação para 2017 começa agora e é muito importante que os varejistas do canal farma façam isso, para fortalecer o setor, manter e gerar mais empregos e maximizar os lucros. Destaco alguns pontos importantes que devem ser observados no ano que se aproxima:

Sair da zona de conforto: é preciso estar atento aos indicadores, aos cenários e, principalmente, às projeções e expectativas de médio prazo. É no momento do “conforto” que as atenções devem ser redobradas.

Processos, padrões e operações: deixar de fazer as coisas como sempre foram feitas e adotar novos métodos de trabalho, implantando rotinas de execução. 

Pessoas: desenvolver, capacitar e valorizar as pessoas dentro do negócio. É o momento do varejo deixar de ser uma opção de trabalho, para ser uma definição de carreira. Dada a complexidade das operações, como compras, logística, vendas, perdas, etc., para alcançar os resultados necessários, o varejo precisa de pessoas envolvidas, remuneradas pelos resultados, em constante capacitação e apaixonadas pelo negócio.

Gestão e controles: ter uma empresa rentável implica em estabelecer ferramentas de gestão para controlar a execução das operações e, assim, obter o máximo de eficiência. O que muitos ainda não percebem é que adotar modelos de gestão é um dos elementos primordiais para ser sustentável.

Clientes: no momento em que as vendas diminuem, percebe-se que não se conhece os clientes e nem se cuidou o suficiente para fidelizá-los. Há uma quantidade enorme de formas, tanto pessoais quanto tecnológicas que podem ser utilizadas. Assim, é possível desenvolver melhores ambientes de loja, marketing mais assertivo, atendimento personalizado, serviços mais interessantes para que, enfim, os clientes compreendam que a experiência de compra na sua farmácia é única e deve ser repetida.

Finanças equilibradas: ter um fluxo de caixa seguro minimiza momentos de incerteza e garante um momento de serenidade para posicionar ou reposicionar-se. Ganhos imediatos não garantem sustentabilidade. Ter tido um fluxo de caixa saudável foi um dos aprendizados mais importantes de 2016.

As estratégias para 2017 sofrem impactos externos da economia ou da política, mas são principalmente impactadas e precisam acontecer internamente na empresa dentro da cabeça dos responsáveis pelos varejos farma. 

Em 2016, as empresas que sofreram o menor impacto com os acontecimentos econômicos foram aquelas que, alguns anos atrás, tomaram a decisão de alterar sua conduta e adotar novas e eficientes práticas de maneira estruturada e consciente, para tornarem-se empresas com alto desempenho. 

Que venha 2017 com muitos resultados positivos por meio das “coisas certas”!

Substituição Otimista

Edição 289 - 2016-12-01 Substituição Otimista

Essa matéria faz parte da Edição 289 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

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