Sanofi: Prevenção, autocuidado e tratamento

Esse tripé forma a base da centenária Sanofi, que promete lançamentos globais importantes e potencialmente transformadores para os pacientes

Há mais de 100 anos no mercado brasileiro, com unidades fabris em Campinas (SP) e Suzano (SP), a Sanofi tem se fortalecido no setor em diversas frentes. Só na área de imunizantes, por exemplo, possuem um portfólio de 20 vacinas para todas as fases da vida.

Já a área de Genéricos, representada pela Medley, conduz cerca de 40 projetos para desenvolvimento de novos produtos. Doenças complexas também estão no radar de investimentos e há, inclusive, uma série de divulgações de estudos clínicos, em estágio final, importantes relacionados a patologias, como esclerose múltipla, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e câncer de pulmão.

Em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, o presidente da Sanofi no Brasil, Fernando Sampaio, conta mais detalhes sobre os próximos investimentos da empresa, últimas conquistas e parceria do laboratório com o canal farma.

“Trabalhamos com a Cultura Customer-Centric, em que mantemos interação frequente com os clientes para entender suas necessidades e possibilitar personalizações. Um exemplo é que, no ano passado, reforçamos o canal de WhatsApp Business dedicado para Farma Indireto B2B. O canal agora conta com a ajuda de uma assistente virtual chamada Cleo para facilitar o trâmite de novos pedidos para os clientes”, revela Sampaio.

Acompanhe, a seguir, os principais trechos dessa entrevista.

Guia da Farmácia • Há quantos anos a Sanofi está no mercado nacional? Quais são os carros-chefes da empresa?

Fernando Sampaio • A Sanofi está no Brasil há mais de 100 anos. Aqui, atuamos desde a prevenção e o autocuidado até o tratamento de doenças crônicas e complexas. Cada uma dessas frentes é um carro-chefe da companhia.

Nossa área de General Medicines tem a missão de reverter o curso de doenças crônicas por meio de marcas consagradas. Esta divisão também conta com a Medley, nossa marca de genéricos, que possui o objetivo de democratizar o acesso ao tratamento com medicamentos de qualidade.

Em Vacinas, possuímos um portfólio de 20 imunizantes no Brasil para todas as fases da vida. Já a área de Specialty Care se concentra em desenvolver tratamentos de alta complexidade para doenças debilitantes que são frequentemente difíceis de se diagnosticar.

Por fim, a unidade de Consumo – Consumer Healthcare na Sanofi – promove o autocuidado. Essa unidade de negócio abrange cuidados em quatro pilares: dor, alergia, digestivo e vitaminas. Aqui estão algumas marcas que há anos estão entre os brasileiros, como Dorflex, Novalgina (que completou 100 anos em 2022), Enterogermina e Allegra.

Guia • Onde está localizado o parque fabril? São quantos colaboradores? Qual a capacidade produtiva?

Sampaio • A Sanofi emprega 3,2 mil pessoas no Brasil. Nossas unidades fabris em Campinas (SP) e Suzano (SP) formam a maior plataforma industrial da Sanofi fora da Europa. Juntas, produzem 90% do volume de medicamentos comercializados no Brasil e possuem uma capacidade industrial de 420 milhões de unidades/ano.

Parte da produção em Suzano é exportada para países da América Latina, Ásia, Oriente Médio, África e Oceania. Já Campinas abriga também o Centro de Desenvolvimento (CD) dedicado à pesquisa e inovação, sendo o Brasil o primeiro país a contar com esta estrutura casada. Fundado em 1986, o CD de Genéricos da Medley conduz cerca de 40 projetos para desenvolvimento de novos produtos.

Guia • Qual o crescimento da Sanofi no último ano? Onde estiveram concentradas as principais apostas?

Sampaio • Globalmente, fechamos o ano de 2022 de maneira bem-sucedida com a execução da nossa estratégia de seis anos “Play to Win”. Nossa ambição é transformar a prática da medicina. Para alcançar isso, tivemos alguns impulsionadores de crescimento em 2022, como o dupilumabe (Dupixent), um medicamento biológico que tem recebido várias análises positivas e aprovações regulatórias desde 2020. O medicamento já tratou mais de 500 mil pacientes no mundo com doenças causadas pela inflamação do tipo 2, como asma grave e dermatite atópica.

Outro crescimento expressivo em vendas, que também vale ser destacado, é na nossa área de Vacinas. Temos acelerado nossos esforços para trazer dez novas vacinas candidatas até 2025, incluindo seis com tecnologia mRNA.

Considerando as nossas quatro áreas de negócios, nosso resultado reportado no Brasil foi de € 927 milhões em 2022, o que coloca o País entre as dez maiores operações da Sanofi no mundo.

Guia • Quais as expectativas de crescimento para 2023? Onde estarão os principais investimentos da empresa neste ano?

Sampaio • Teremos lançamentos globais importantes e potencialmente transformadores para os pacientes. É fundamental destacar nossa solução terapêutica que pode revolucionar o tratamento para pacientes com hemofilia A, começando com o lançamento nos Estados Unidos.

Além disso, prevemos uma série de divulgações de estudos clínicos, em estágio final, importantes em nosso pipeline científico para pacientes que convivem com esclerose múltipla, DPOC e câncer de pulmão.

Guia • E como tem sido o desempenho da Medley, marca de genéricos da Sanofi? Qual o potencial dessa categoria de medicamentos no País?

Sampaio • O ano de 2022 foi de crescimento para a Medley, com lançamentos de genéricos importantes. Atualmente, contamos com cerca de 100 moléculas em nosso portfólio Medley e 300 SKUs (apresentações), que cobrem 10 áreas terapêuticas.

A estratégia da Medley foca em duas categorias principais: cardiologia e Sistema Nervoso Central (SNC), além de manter um bom desempenho nas demais categorias em que atua. Somos o terceiro maior competidor nesse segmento, mas se considerarmos apenas as classes terapêuticas em que atuamos, somos os primeiros colocados em valor e o segundo em volume.

A Medley acredita no esporte como um meio de promover a saúde mental das pessoas. Por isso, neste ano, fizemos o maior patrocínio esportivo da história da marca, com o apoio ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) até os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Um trio de atletas olímpicos vai se somar a Rodrigo Hilbert para endossar o propósito da marca de democratizar o acesso de milhões de brasileiros a medicamentos genéricos de qualidade. Com o time “Eficaz em tudo que faz” reforçado, seguiremos ressaltando a qualidade da Medley, que segue tanto padrões de qualidade internacionais estabelecidos pela Sanofi e quanto os nacionais determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Guia • Há lançamentos previstos? Se sim, em quais áreas?

Sampaio • Para a Medley, estão previstos oito lançamentos de genéricos em 2023: o analgésico e antitérmico dipirona na versão 1g acaba de ser lançado, e ainda estão previstos mais sete medicamentos para este ano.

Em Vacinas, tivemos recentemente o lançamento da primeira vacina quadrivalente de alta dose contra influenza, com indicação para a prevenção da doença causada por cepas de influenza A e B em pessoas a partir dos 60 anos de idade.

Também tivemos o recente lançamento de Allegra, a marca n°1 de antialérgicos do Brasil, que está com uma nova fórmula. Já não possuía lactose na composição, agora é livre de parabenos.

Em Specialty Care, temos previsto o lançamento de duas novas indicações para um medicamento que já existe na área de imunologia, além de uma nova indicação para um produto na área de oncologia.

Guia • O canal da farma tem caminhado, cada vez mais, para ser um hub de saúde completo, que além da dispensação de medicamentos também busca a prestação de serviços em saúde ao público. Qual a opinião da Sanofi para esse movimento e de que forma a empresa se prepara para atender a esse novo momento dessas lojas?

Sampaio • Para atender a todos os nossos públicos, nos pautamos na transformação digital que começa de dentro para fora, com iniciativas para funcionários, clientes e pacientes, colocando-os sempre no centro e auxiliando-os em seus desafios de saúde.

Trabalhamos com a Cultura Customer-Centric, em que mantemos interação frequente com os clientes para entender suas necessidades e possibilitar personalizações. Um exemplo é que, no ano passado, reforçamos o canal de WhatsApp Business dedicado para Farma Indireto B2B. O canal agora conta com a ajuda de uma assistente virtual chamada Cleo para facilitar o trâmite de novos pedidos para os clientes.

A criação da personagem segue uma tendência de digitalização e personificação de atendimento para aproximar um cliente importante que são as farmácias independentes. A Cleo pode realizar a digitação de pedidos, verificar status dos pedidos, orçamentos e conexões com estratégias digitais.

Guia – Falando da agenda ESG, hoje, quais são os principais compromissos da companhia?

Sampaio – Nossa meta global é reduzir em 55% a emissão de gases de efeito estufa de 2019 a 2040, ter 100% de energia renovável em nossas operações e uma frota de veículos neutra em carbono até 2030.

No âmbito social, a Sanofi possui um conjunto amplo de iniciativas voltadas à Diversidade, Equidade e Inclusão porque entendemos a importância de criar e manter um ambiente de trabalho representativo.

Nos últimos três anos, 54% de nossas contratações foram mulheres, 53% delas para posições de liderança. Desde 1.º de janeiro de 2020, temos a Licença Parental Neutra, que concede até seis meses de licença para homens e mulheres, independentemente do modelo familiar e se a criança foi nascida na própria família ou adotada.

Trabalhamos com Bancos de Talentos com vagas afirmativas focadas em pessoas transgênero, 50+, pessoas com deficiência e pessoas negras. Em 2022, lançamos nosso 1º Programa de Estágio Afirmativo com vagas exclusivas para pessoas negras.

Guia • E quais foram os legados da pandemia para a Sanofi? Quais adaptações ou novos produtos que a empresa desenvolveu e que vieram para ficar?

Sampaio • A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde e na pandemia não foi diferente. Atuamos como aliados no combate à pandemia, reconfigurando nossa capacidade de produção para auxiliar outras três empresas com a manufatura de suas vacinas.

E falando sobre legados da pandemia, a transformação digital também teve um papel de destaque. Em 2021, lançamos o Dits, um aplicativo criado pela Sanofi no Brasil que auxilia no cuidado rotineiro do diabetes, seja Tipo 1 ou Tipo 2. Já foi baixado por mais de 15 mil pessoas e permite que pacientes e profissionais de saúde acompanhem registros de glicemia, medicamentos e alimentação.

Ele se conecta com a equipe de atendimento do paciente em tempo real, por meio de uma plataforma on-line, fornecendo mais informações para apoiar as decisões de tratamento.

A Bula Digital é mais um exemplo de como a nossa cultura de transformação digital prioriza o foco no paciente, sempre buscando simplificar sua jornada de saúde.

Desenvolvemos esse projeto dentro da cultura ágil e com um time multidisciplinar igualmente ágil. No ano passado, lançamos também o CardioGram, uma plataforma de relacionamento e conexão exclusiva para médicos, que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre tratamentos ligados à cardiologia, se conectarem, discutirem casos clínicos e trocarem experiências.

Guia • Ainda falando em pandemia, um movimento forte entre os consumidores foi o do autocuidado e prevenção de doenças. Como a Sanofi tem atuado para atender a esse novo comportamento?

Sampaio – Acreditamos que capacitação dos indivíduos, da comunidade e dos profissionais de saúde para promover e praticar o autocuidado pode contribuir significativamente para sistemas de saúde mais sustentáveis.

Nossa divisão de Consumer Healthcare se guia pelo mote “Saúde em suas mãos” para proporcionar às pessoas a capacidade de cuidarem de si mesmas e terem mais qualidade de vida. Um estudo recente da Global Self-Care Federation mostra que o autocuidado proporciona ganhos em qualidade e anos de vida, além de ajudar a desafogar o sistema de saúde e trazer ganhos de produtividade.

Pensando também na promoção da saúde da população, a Medley trabalha há mais de cinco anos com a prevenção e apoio à saúde mental. Um exemplo disso é a iniciativa “Conta, mana”, que visa apoiar e conscientizar mulheres sobre a importância do autocuidado e bem-estar mental.

Disponibilizamos um Mapa da Saúde Mental no site https://www.medley.com.br/contamana, no qual as mulheres podem encontrar atendimento em saúde mental gratuito, voluntário ou a valores sociais. Além da campanha de combate à depressão “Pode Contar” que reúne profissionais e parceiros em prol do tema.

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Sanofi

Três décadas de informação

Edição 366 - 2023-05-01 Três décadas de informação

Essa matéria faz parte da Edição 366 da Revista Guia da Farmácia.